Ministro da Saúde visita Piauí e pede empenho contra dengue 

Alexandre Padilha ainda entregou a primeira etapa do Hospital Natan Portela e acompanhou ações do governo no combate às drogas. 

Visita ao Piauí 1 - Jarbas Santana
Durante todo este sábado (5), o ministro da Saúde Alexandre Padílha esteve em Teresina e cumpriu extensa agenda na capital, que foi desde encontros políticos até entrega de obras, passando por visitas e convocatórias para o combate à dengue. Padilha fez um alerta aos prefeitos, à população e à iniciativa privada do Piauí. Em solenidade no Palácio de Karnak, ele pediu ações eficazes para combater o mosquito. Segundo ele, a hora é de todos se unirem contra a dengue.
 
O governador Wilson Martins garantiu que a dengue será tratada com a seriedade que merece. "Tratar de dengue é prevenir doenças evitáveis e, sobretudo, conclamar a população. Não é uma questão só de Governo. Para isso é importante uma política forte, inclusive, de comunicação. O mapa da dengue no Piauí é preocupante, mas temos uma disposição muito grande para trabalharmos em conjunto com o Governo Federal e os municípios. O Piauí vai sair na frente nessa questão de combate a dengue", disse o governador.
 
Wilson Martins ainda pediu ao ministro empenho para a construção de um Hospital da Mulher, o credenciamento para leitos específicos de tratamento de dependentes químicos, especialmente o crack e, principalmente, a implantação do Cartão SUS. 
 
Em seguida, o ministro participou da entrega da primeira etapa da ampliação do Hospital Natan Portela e destacou a importância do prédio para a região.  Segundo ele, o hospital e os profissionais que trabalham no Instituto é reconhecido em todo o Brasil. “Eu sou sanitarista, infectologista, especialista em doenças tropicais  e sempre tive parcerias muito forte com médicos, professores, pesquisadores do Instituto de Doenças Tropicais do Piauí. Fiquei muito feliz, em primeiro lugar, por estar reforçando esta instituição e, em segundo lugar, aquela unidade de urgência está preparada para atender vários tipos de doenças tropicais. O hospital reforça o papel do Piauí em referência em doenças tropicais não só na região, mas no Brasil inteiro”, destacou o ministro da Saúde.
 

 

Outro ponto importante da visita do ministro, foi a sua ida à Fazenda da Paz, instituição especializada em tratamento de dependentes químicos. Entusiasmado com a estrutura e com o tratamento dispensado aos internos, o ministro da Saúde afirmou que a visita à Fazenda da Paz será importante na elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento Contra o Crack.
 
Dezenas de autoridades acompanharam a passagem do ministro pelo Piauí, entre elas, o deputado federal Osmar Júnior, agora líder da banca do PCdoB na Câmara. Sempre preocupado com o desenvolvimento do estado, o deputado pediu atenção reforçada à saúde piauiense.