Sem categoria

Piedad crê em libertação de todos os reféns da Farc até junho

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba afirmou esperar que todos os reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sejam libertados até junho. Córdoba, que atua como mediadora das libertações do grupo guerrilheiro, comentou que "antes da metade do ano todo mundo tem que voltar [da selva]".

Segundo ela, esta estimativa não foi uma proposta das Farc, mas sim "um desejo" seu.  "Nada é impossível, e as Farc estão dando generosas condições [para as libertações], assim como o governo", disse a ex-senadora, que foi afastada das atividades legislativas devido à acusação de ter extrapolado sua missão de mediadora e se aproximado da guerrilha.

A colombiana iniciou nesta segunda (7) uma viagem ao Brasil, ao lado de membros das entidades "Colombianos e Colombianas pela Paz" e Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A ex-senadora irá verificar os helicópteros brasileiros que serão usados no resgate de cinco reféns das Farc, programados para ocorrer nesta semana.

De acordo com o cronograma apresentado à imprensa colombiana, o resgate dos reféns ocorrerá em três dias: quarta-feira, sexta-feira e no fim de semana, sendo que Córdoba vai participar de todas as operações.

Os libertados serão os políticos Marcos Baquero e Armando Acuña e os militares Henrique Marinho López Martínez, Guillermo Solórzano e Salim Sanmiguel.

Fonte: Ansa