Prefeitura de São Paulo lança censo do Carnaval paulistano

Objetivo de levantamento é avaliar evolução da festa na cidade

A Prefeitura de São Paulo divulga, nesta terça-feira (8), os dados do primeiro senso das escolas de samba e agremiações paulistanas. O anúncio foi feito em entrevista coletiva com o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

Os dados divulgados nesta manhã foram recolhidos durante 2010 junto às agremiações. Entre as informações recolhidas estão número de escolas e participantes, perfil das pessoas que trabalham e do público, total de investimentos e geração de empregos.

Atualmente, a capital paulista possui 95 agremiações, sendo 14 escolas do grupo especial, oito do grupo de acesso, 23 escolas dos grupos 1, 2 e 3 e 11 escolas do grupo 4, conhecido como “vaga aberta”. Entre os blocos, 14 pertencem ao grupo especial e 12 são classificados como escolas e blocos de pré-carnaval, além de nove bandas. Somando todos esses grupos, 107 mil pessoas participam da festa. Todas essas categorias juntas geram 4391 empregos diretos.

O objetivo da SPTuris com o censo é avaliar a evolução do carnaval paulistano. Em 2010, ainda segundo a SPTuris, o investimento público e privado no Carnaval de São Paulo foi de R$ 45,4 milhões. O gasto dos 30 mil turistas na cidade durante a festa de Momo atingiu R$ 51 milhões.

A partir de agora, de acordo com a prefeitura, todos os anos esses dados serão reunidos no censo e divulgados.

Com base nos dados coletados junto às escolas e agremiações entre 2005 e 2010, a prefeitura constatou que o principal turista que vem para o Carnaval de SP vem de cidades do interior do Estado e de países da América Latina. Os do interior saem de principalmente de Campinas, Mogi das Cruzes e Santos. Já os turistas estrangeiros chegam da Argentina, Uruguai e Chile.

A maior parte do público é composta por mulheres. A faixa etária que predomina é de adultos entre 30 e 49 anos, com o ensino médio e superior completo.

Leia também: Liga das Escolas de Samba de SP oferece ajuda a escolas do Rio

Escolas de samba solicitam barracões deixados por grupo especial

Fonte: R7