Apagão: Procon cobra explicações da Eletropaulo

O Procon de São Paulo convocou para esta quarta-feira (9) um reunião com as concessionárias de energia elétrica CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e AES Eletropaulo para que elas expliquem os motivos do apagão que atingiu as zonas sul, oeste e parte do centro de São Paulo na tarde de terça-feira (8). A falta de energia afetou cerca de 2,5 milhões de pessoas

No início da manhã desta quarta, as cidades de Embu-Guaçu e Taboão da Serra ainda estavam sem água por causa da falta de energia que paralisou 18 bombas responsáveis por levar água para os reservatórios da região sul. A previsão é de que o abastecimento de água volte ao normal até o final desta manhã.

Além de esclarecer sobre o apagão de ontem, a concessionária Eletropaulo terá que dizer por que houve demora no restabelecimento de energia no bairro Jardim Santa Cristina, em Santo André, no ABC paulista. O corte do fornecimento ocorreu há uma semana e a região ficou pelo menos três dias sem luz.

Durante a reunião, à pedido do Procon, a Eletropaulo deverá apresentar o plano de contingência idealizado para o período de verão, que apresenta fortes chuvas. A distribuidora de energia também deverá dar explicações sobre apagões ocorridos na capital e região metropolitana nos meses de dezembro de 2010 e janeiro deste ano.

Direitos

O Procon-SP informou que, ainda que a origem do problema na subestação bandeirantes não tenha sido causado pela AES Eletropaulo, ela é responsável perante os consumidores por quaisquer danos que eles tenham sofrido em razão da interrupção.

Em caso de aparelhos danificados, o prejudicado deve apresentar seu problema à empresa (por telefone, internet ou pessoalmente) no prazo de 90 dias. Após isso, a concessionária deverá vistoriar o aparelho e dar uma resposta ao consumidor. A indenização pode sair em até 45 dias a partir da comunicação do problema.

O órgão também alerta o cidadão para que não conserte o equipamento danificado, salvo nos casos em que houver autorização prévia e formal da concessionária, pois poderá perder o direito à indenização.

Histórico

Em março de 2010, a Eletropaulo foi multada em função de mais de 600 ocorrências, sendo que em algumas delas os consumidores ficaram mais de 50 horas sem energia elétrica.