Daniel Almeida pode coordenar Bancada baiana na Câmara Federal

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) está entre os nomes cogitados para coordenar a bancada de deputados baianos na Câmara Federal. A indicação foi feita pela bancada comunista da Bahia, chancelada pela direção do PCdoB e por outros parlamentares da base de governo, no estado. A eleição deve acontecer na próxima semana.

“A bancada sugeriu e coloquei o meu nome à disposição para a função de coordenador. Me sinto muito honrado pela indicação, que é uma manifestação de confiança no meu trabalho parlamentar, além do reconhecimento da postura que tenho tido com parlamentares de outras bancadas e partidos. Como coordenador poderei contribuir mais para a unidade da bancada em defesa dos interesses do estado”, declarou Daniel Almeida, que também é presidente do PCdoB na Bahia.

A Bancada da Bahia é formada por 39 deputados que representam o estado no Congresso Nacional. Caso escolhido, Almeida substituirá a ex-deputada Lídice da Mata, atualmente no Senado. A eleição deve acontecer na próxima semana e embora outros dois nomes estejam cotados para o posto, Almeida defende que não haja disputas. “Estamos conversando com os colegas para a construção de um nome consensual para coordenar a bancada. Nosso nome estará à disposição para que seja avaliado. A indicação corresponde às características política da função e permeia as conversas que já foram iniciadas nos bastidores”, completou o parlamentar.

O deputado Daniel Almeida possui um extenso currículo político. Liderou o Bloco de Esquerda, formado por 50 parlamentares, entre eles, 27 do PSB, 12 do PCdoB, 8 do PRB e 3 do PMN, no ano passado. É presidente do PCdoB da Bahia e assumiu a liderança do Partido em 2009 na Câmara. Além disso, o parlamentar tem uma ação destacada na Câmara. Teve seu trabalho reconhecido pela imprensa inúmeras vezes. Em 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010 o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) o identificou como um dos deputados mais atuantes do Congresso.

De Salvador,
Eliane Costa com informações da Ascom do deputado Daniel Almeida.