Lula Morais destaca reunião sobre Hospital Walter Cantídio

Em pronunciamento no segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (08/02), o deputado Lula Morais (PCdoB) destacou a reunião realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC), na manhã de hoje, para discutir questões referentes ao financiamento e a gestão do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Ele explicou que o hospital vem acumulando dívidas de quase R$ 2 milhões mensais, que podem ocasionar seu fechamento. Segundo o parlamentar, uma das alternativas mais viáveis para suprir os problemas na gestão do hospital está numa medida provisória do Governo Federal enviada ao Congresso Nacional no final da gestão passada.

A medida altera o mecanismo de gestão dos hospitais públicos, criando uma empresa nacional voltada para realização dessa gestão.

Lula disse que tal medida pode ser a única opção para se tentar manter o hospital ativo. “O Walter Cantídio forma vários dos principais profissionais de medicina do País, além de ser uma instituição de pesquisa e assistência para a população”, ressaltou.

O parlamentar comentou ainda sobre a polêmica envolvendo a possibilidade de rompimento do contrato entre a Prefeitura e a Cagece. Segundo Lula, esse é um tema de alta complexidade “e que não diz respeito a Fortaleza, apenas, pois tal decisão afetaria todo o Estado”.

Segundo a matéria publicada no Diário do Nordeste e no O Povo, a prefeita Luizianne Lins teria solicitado um estudo técnico sobre a possibilidade de rescindir o contrato de concessão com a Cagece.

“Fortaleza não é uma ilha do Ceará. Essa decisão vai afetar os outros municípios do Estado, trazendo grande prejuízo para os menores. Queremos o desenvolvimento em conjunto, pois dependemos uns dos outros”, finalizou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL

Leia também:

Chico Lopes defende mudanças na MP dos Hospitais Universitários