Sem categoria

Bumba-meu-boi pode virar bem imaterial da Cultura Brasileira

A manifestação mais importante da cultura popular do Maranhão, o Bumba-meu-boi, poderá se tornar, ainda este ano, bem imaterial da Cultura Brasileira. O anuncio dever sair no mês de junho, em pleno São João, época em que dezenas de grupos se apresentam em todo o estado.

Já estão em Brasília todas as informações coletadas pelo Inventário Nacional de Referências Culturais do Bumba-meu-boi do Maranhão. O material enviado é o mais completo estudo feito sobre brincadeira popular, acompanhado da solicitação da transformação da manifestação em Patrimônio Cultural do Brasil.

Bumba-meu-boi

Tradição de mais de duzentos anos, o bumba-meu-boi já foi alvo de proibições da polícia no século XIX e hoje é reconhecido como a principal manifestação cultural popular do Maranhão, festejado em todas as regiões do estado, em diversos ritmos e estilos.

A brincadeira mistura lendas indígenas, dança e música, além de uma indumentária caprichada e cheia de brilho. É na temporada junina que as centenas de grupos reinam nos arraiais como principal atração da cultura maranhense.

No enredo, o peão Pai Francisco mata o boi mais bonito da fazenda onde trabalha, para satisfazer o desejo de sua esposa Catirina, que grávida, deseja comer a língua do animal, estima do fazendeiro.

A desfeita deixa o dono da fazenda furioso e um grupo de índios é chamado para fazer rituais de pajelança e ressuscitar o novilho.

Com agências