Em 2011, Piauí deve se tornar área livre de febre aftosa

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) virão ao Piauí em agosto para realizar sorologia, objetivando a elevação do Estado de médio risco para área livre de febre aftosa com vacinação. A informação é do diretor técnico da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), veterinário José Raimundo Mendes. 

Durante o mês de março, uma equipe técnica do Ministério da Agricultura virá ao Piauí para fazer um balanço do trabalho realizado pela Adapi, especialmente no tocante a atualização do cadastro de propriedades rurais. “Após a campanha de vacinação de maio, eles voltarão para fazer uma nova avaliação e em agosto já começa a sorologia”, afirmou José Raimundo.

O diretor técnico da Adapi informou que do total do rebanho bovino do Estado, de aproximadamente 1 milhão e 700 mil cabeças, devem ser selecionados de 2 mil a 3 mil para sorologia, em cerca de duzentas a trezentas propriedades.

A escolha, explicou o diretor técnico da Adapi será feita pelos próprios técnicos do Ministério da Agricultura. “São eles que vão escolher também os municípios, como também a faixa etária dos animais examinados”, salientou José Raimundo.

“Concluído o trabalho da sorologia, o Estado já poderá ser elevado à condição de área livre de febre aftosa pelo Ministério da Agricultura, antes de dezembro”, afirmou o diretor técnico da Adapi, lembrando que logo em seguida virá o tão sonhado reconhecimento internacional, através da Organização Internacional de Saúde Animal.