Carrion integra comitiva que irá pressionar pelo metrô
O líder do PCdoB na Assembleia, deputado Raul Carrion, participa nesta quarta-feira (16) da comitiva gaúcha que se reune com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pretende pressionar o governo federal pela inclusão do metrô de Porto Alegre nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana.
Publicado 15/02/2011 16:26 | Editado 04/03/2020 17:10
No encontro, estarão o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a presidente da Câmara de Porto Alegre, Sofia Cavedon, e o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha.
O projeto define a construção da linha Norte, com um trecho entre 12,5 km a 15 km de túneis subterrâneos, pelas avenidas Assis Brasil, Farrapos, Borges de Medeiros e Azenha, ao custo de R$ 2 bilhões. A proposta prevê uma ação conjunta entre União, Estado e a prefeitura, além de uma Parceria Público-Privada (PPP) – a empresa escolhida terá direito de exploração da linha por 30 anos.
Linha 1
A conclusão da Linha Um do Trensurb – um investimento de R$ 650 milhões – que extende o trem até Novo Hamburgo, só se viabilizou a partir da audiência pública solicitada por Carrion para debater a questão na Comissão de Assuntos Municipais no começo de 2007. A partir de então, ocorreram diversas audiências em Brasília, junto ao Tribunal de Contas da União, para acelerar a votação do processo de anulação da licitação – parado há seis anos no TCU – e reverter essa decisão.
De Porto Alegre,
Isabela Soares