Para Chico Lopes salário mínimo ajuda na distribuição de renda

“O salário mínimo deve ser visto como um importante instrumento de distribuição de renda”. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que na véspera da votação do reajuste do salário mínimo no Congresso Nacional torna a chamar atenção para a necessidade de fortalecimento da remuneração básica do trabalhador, para gerar mais qualidade de vida e mais movimentação no mercado interno.

chico lopes - Reprodução

“Foi o mercado interno forte que fez o Brasil atravessar a crise internacional”, lembra Chico Lopes, que através de emendas, pronunciamentos e mobilização social vem lutando para que o novo salário mínimo seja superior aos R$ 540,00 inicialmente anunciados pelo Poder Executivo.

“Apresentei emendas elevando o mínimo para, pelo menos, R$ 560,00. Na votação desta quarta, é importante a mobilização da sociedade, para cobrar, com responsabilidade, o melhor salário possível para os trabalhadores, de acordo com o desenvolvimento que o Brasil vem tendo nos últimos anos”, ressalta Chico Lopes.

“A massa trabalhadora ganha salário mínimo, e um grande instrumento de distribuição de renda é um reajuste real e significativo para o salário”, afirma o deputado, ressaltando os grandes avanços do Governo Lula nos reajustes do mínimo. “Antes, no tempo dos tucanos, a luta era para o mínimo chegar a 100 dólares. Hoje, os trabalhadores conquistaram muito mais, mas seguem querendo avançar”, enfatiza o deputado.

“O Governo Federal tem que ter sensibilidade para isso. Como deputado da base de apoio, estou fazendo minha parte nesse sentido, assim como a bancada do PCdoB”.

De Fortaleza,
Dalwton Moura