Chico Lopes: "Novo salário mínimo é fruto do contexto político"

"A aprovação do salário mínimo é fruto do entendimento do contexto político, em que é importante fortalecer o governo da presidente Dilma, em início de gestão". A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), sobre a aprovação, pela Câmara Federal, do valor de R$ 545,00 proposto pelo Poder Executivo para o novo salário mínimo.

Chico Lopes destaca a importância da política de valorização do salário mínimo, em entendimento entre Governo Federal e centrais sindicais. "De 2006 a 2010, conseguimos uma conquista muito importante, que nunca havia sido alcançada: um aumento real de 57% no salário mínimo", enfatiza. "Nos anos do projeto neoliberal, o trabalhador sonhava em um dia contar com um salário mínimo equivalente a 100 dólares. Hoje o salário se valorizou muito mais", compara.

Chico Lopes defende ainda que os futuros reajustes do salário mínimo acompanhem o percentual de inflação e do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. "Além de manter o poder de compra do trabalhador, o salário mínimo é um instrumento fundamental para uma melhor distribuição de renda em nosso País".

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes