Sem categoria

Ao defender mínimo de R$ 545, Vicentinho cita jornada de 40 horas

O deputado Vicentinho (PT-SP) terminou de apresentar seu parecer favorável ao Projeto de Lei 382/11, do Executivo, que reajusta o salário mínimo para R$ 545 a partir da publicação da futura lei. Vicentinho é o relator pela comissão especial criada para analisar a matéria.

Leia também

Vicentinho fez uma comparação da evolução do salário mínimo traduzido em dólares. Segundo ele, em 2003 era equivalente a cerca de 70 dólares. Em 2007, o salário mínimo valia 163 dólares. O valor do projeto de lei corresponderá a cerca de 325 dólares. O deputado petista só não informou que neste período, a moeda americana sofreu forte desvalorização em relação ao Real.

Ele foi vaiado e aplaudido pelos manifestantes que acompanham a votação em Brasília. Em sua fala, Vicentinho minimizou as divergências e exaltou a política de valorização do mínimo aplicada pelo Planalto. "Em que pese as divergências, uma coisa tem que ficar muito clara nesse diálogo agora: é graças às centrais sindicais deste País, à sensibilidade do presidente Lula e da presidenta Dilma que chegamos a este patamar de diálogo e construção do salário mínimo", disse o deputado. "Eu acredito no governo da presidenta Dilma e o povo brasileiro também".

O relator lembrou que a política de valorização do salário mínimo nos moldes atuais resultou de negociações que começaram desde 2003. "E quando se faz um acordo é importante cumpri-lo", afirmou.

Para ele, essa atitude será boa para a luta por outras reivindicações trabalhistas, como a jornada de 40 horas, o reajuste da tabela do Imposto de Renda e o fim do fator previdenciário.

Fonte: Agência Câmara