Vereadores derrubam veto do prefeito de Cruz Alta

A Câmara de Vereadores de Cruz Alta derrubou, em 14/2, veto do Prefeito Municipal sobre os projetos da Coleta Seletiva Solidária de Resíduos Sólidos e também da Passagem de Nível, qual proíbe as manobras de trens fora do Pátio da Empresa Concessionária do Transporte Ferroviário no município. Os dois projetos são de autoria da Vereadora Elizabeth Zavaglia Silva, a Professora Bebeta do PCdoB.

O veto sobre a proposição que determina as manobras nas linhas férreas dentro do pátio da empresa foi derrubado por unanimidade pelos vereadores e de acordo com a autora do projeto, o não acolhimento do veto foi uma vitória da comunidade, principalmente a do grande bairro Ferroviária.

“Não estamos criando ou alterando o tráfego ferroviário. Pelo contrário, a empresa é que está impondo aos transeuntes condutas que restringem o direito de ir e vir em área de uso comum, e para o cumprimento desta lei não há necessidade de ampliação do quadro de servidores, pois pode ser cumprida pelo próprio departamento municipal de transito”.

Quanto ao Projeto de Coleta Seletiva, os vereadores também não acolheram o veto do prefeito municipal, esta sendo derrubada por nove dos dez vereadores. A comunista esclarece que o serviço de coleta de lixo, há muito já existe em nossa cidade. Portanto esse serviço já foi implantado e está funcionando através de contrato de concessão com a empresa ANSUS.

“Nosso projeto estabelece uma nova forma da coleta. Atualmente, todos aqueles que produzem lixo, disponibilizam para a coleta pública sem separar o que é sólido do que é úmido. Portanto, a proposição tem como objetivo único organizar a coleta já existente, de forma seletiva. Ou seja, cada munícipe deverá separar os resíduos para depois disponibilizar para a coleta pelo Poder Público fazer o recolhimento, Como se observa, não esta se criando um novo serviço, pois o mesmo já existe e muito menos gera despesa como sugere o alegado para justificar o veto”, argumentou a Vereadora.

Para Bebeta, a coleta além de preservar o meio ambiente, vai melhorar as condições de renda dos catadores que não vão ter que perder tempo com a separação dos resíduos. “Quanto mais resíduos coletados de forma seletiva, que serão destinados aos catadores, menor será o volume para ser transportado pela concessionária dos serviços ao aterro sanitário de Santa Maria. Desta forma, menor volume terá como consequência menor despesa para o município com o transporte”.

O vereador José Roberto Pieniz (PT) procurou esclarecer a razão do veto pelo executivo.
“Nosso partido sempre foi favoravel a Coleta Seletiva, e procuramos o executivo para achar uma solução política para execução deste importante projeto, qual foi vetado por questões técnicas”, disse Pieniz. Segundo o vereador Antonio Funk (PP), a nossa comunidade tem de estar a frente dos interesses políticos e técnicos. “Se o projeto é bom, beneficia nossa comunidade, não entendo a razão do Prefeito ser contra”, relatou.

De Cruz Alta
Michele Barboza