Farmácia-escola é uma luta antiga dos estudantes da Bahia

A deputada Alice Portugal acompanhou na última sexta-feira (18/2) uma ampla agenda cumprida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na capital baiana. Na programação, o lançamento da Campanha de Sensibilização dos Gestores Públicos para o combate a Dengue, a entrega de 34 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), a inauguração da Escola Aberta do SUS e da primeira Farmácia Popular Escola do Brasil.

Além de fornecer remédios de baixo custo e gratuitos para população, a unidade do Programa Aqui Tem Farmácia Popular será um campo de prática para os estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, como destacou o ministro em discurso que citou a deputada Alice Portugal.

Enquanto pioneira na luta pela implantação da farmácia-escola na universidade, Alice Portugal, que foi estudante de Farmácia da UFBA e é presidente da Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica, destacou a importância da unidade para formação acadêmica e para a população baiana.

“Essa farmácia que tem uma história na luta estudantil, quando ainda no período da ditadura lutávamos pela sua criação, hoje, abre uma porta para democratização do acesso ao medicamento com suporte terapêutico. Portanto, ganha o binômio assistência-ensino, ganham os estudantes, que vão conhecer a realidade do povo e aprender a transformar a farmácia e ganha a população, pois sabemos que mais de 15 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a qualquer tipo de medicamento”, ressaltou a deputada.

Financiamento da Saúde

Outro tema tratado durante a visita de Padilha a Bahia foi a necessidade de reservar recursos para o financiamento da Saúde. O alerta partiu do governador Jaques Wagner que disse “se não tiver caixa e financiamento público, não vamos conseguir fazer o trabalho”. O governador ainda declarou-se a favor da criação de uma contribuição exclusiva para financiar a Saúde. “Todo imposto, se bem utilizado, traz benefícios à população”, ponderou Wagner.

O ministro Alexandre Padilha disse que está colhendo apoios no sentido de garantir recursos para a saúde e afirmou ser necessário a movimentação dos governadores e de parlamentares da base e da oposição para aprovar medidas que criem fundos para o Sistema Único de Saúde.

A deputada Alice Portugal defende para isso a regulamentação da Emenda Constitucional nº29. “Essa medida deve ser tratada com prioridade no Congresso Nacional. Não é possível manter a assistência sem assegurar investimentos fixos para manter programas, contratar profissionais e ampliar a cobertura do Sistema Único de Saúde”, acrescentou a parlamentar.

Fonte: Ascom do gabinete da deputada Alice Portugal