Semar conclui base cartográfica do litoral piauiense

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), apresentará na próxima terça-feira, dia 22, ao governador Wilson Martins, o projeto de Elaboração da Base Cartográfica nas Escalas 1:10.000 e 1:2.000 dos Municípios Luis Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande -PI, dando continuidade em sua missão de gerar informações geográficas e cartográficas para o Estado do PI. A apresentação está marcada para acontecer, às 11h30, no Palácio de Karnak. 

A base cartográfica foi financiada pelo PRODETUR concebida através de um convênio celebrado entre a SEMAR,  Ministério do Turismo (MTur) e SETUR. A sua execução foi coordenada pela SEMAR e realizada por uma empresa especializada em levantamento aerofotogramétrico, contratada através de licitação pública.
 
Fazem parte da base cartográfica os municípios do litoral piauiense: Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande. Estes municípios estão enquadrados entre as coordenadas geográficas aproximadas φ=2º43’S, λ=41º53’ WGr. e φ=3º28’S, 41º09’ WGr.
 
De acordo com o secretário Dalton Macambira, a base cartográfica corresponde ao mapeamento na escala 1:10.000 dos municípios e ao mapeamento na escala 1:2.000 áreas  urbanas e distritos com vocação turística. Ele ressalta que o objetivo da elaboração da base cartográfica é subsidiar as ações constituintes, como por exemplo: a elaboração dos planos diretores de desenvolvimento municipais; o inventário de oferta turística; a implantação de unidades de conservação; o inventário, cadastro, proteção e conservação dos recursos culturais; entre outras ações, como por exemplo a cobrança mais justa e exata IPTU, ou seja, é uma fabulosa ferramenta para o planejamento da ocupação mais racional do espaço urbano dos municípios.
 
O material cartográfico do Pólo Costa do Delta vem sendo utilizado no planejamento e tomada de decisão em vários projetos no Governo, tendo a SEMAR repassado o material cartográfico para diversos órgãos do Estado, destacando: Patrimônio da União, disseminando assim o uso da informação cartográfica e evitando o desperdício de recursos na contratação de informações georreferenciadas, uma vez que o Piauí possui atualmente para os municípios do Litoral, contemplados neste projeto, uma base cartográfica em nível de detalhe (1:10.000 e 1:2.000) e atualizada.
 
É preciso enfatizar que a base cartográfica do Pólo Costa do Delta desenha-se como uma importante ferramenta para o planejamento e tomada correta de decisão pelos gestores públicos, pois a mesma reúne informações indispensáveis ao monitoramento, avaliação e aperfeiçoamento das ações governamentais, auxiliando também no diagnóstico, formulação e implementação de políticas públicas voltadas principalmente para a melhoria da qualidade de vida da população local.
 
O trabalho de elaboração e conclusão do projeto da base cartográfica foi dividido em cinco etapas: Planejamento e recobrimento aerofotogramétrico; Apoio de campo básico; Aerotriangulação;  Restituição planialtimétrica e Ortofotocartas.
 
“A elaboração da base cartográfica nas escalas distintas se torna importante para subsidiar vários projetos visando, por exemplo: demarcação de áreas de preservação permanente; monitoramento do processo de urbanização da orla, criação de plantas cadastrais como subsídio a elaboração de planos diretores urbanos e planos de uso e ocupação do solo; implantação de sistema de arrecadação de IPTU; obras de engenharia (construção de estradas, barragens, entre outras), bem como maior segurança para a emissão de licenças ambientais e para a fiscalização e o combate aos crimes ambientais”, enfatiza Macambira.