Dirigente da Unegro visita Cariri para articular Congresso

Armando Leão, mestre de Capoeira de Angola, esteve nesta segunda-feira (21/02) na região do Cariri para se reunir com lideranças do movimento negro com o objetivo de articular a mobilização para o congresso nacional da União de Negros pela Igualdade (Unegro) que será realizado em julho deste ano.

O Congresso da entidade é composto por etapas regionais e estaduais. De acordo com o coordenador estadual da Unegro, Armando Leão, o congresso desempenha papel importante na defesa de bandeiras de lutas pela igualdade racial, tolerância religiosa e também serve para ampliar as lutas e fortalecer as conquistas políticas e sociais para o conjunto da população.

No Ceará será realizado neste sábado, dia 26, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Fortaleza, o Seminário preparatória para etapa estadual do Congresso. Armando frisa que do Cariri deverão participar 15 lideranças dos diversos segmentos do movimento negro, como quilombolas, capoeiristas, MC’s, mães e pais de santo. Ele destaca que manteve contato com representantes do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Coletivo Camaradas, Berimbalarte, quilombolas e pessoas de terreiro.

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA), a Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte e a Prefeitura de Potengi são algumas das parcerias no Cariri da Unegro, além dos movimentos sociais.

Outras regiões

Outras regiões do Ceará também receberam a visita dos dirigentes da Unegro do Estado. Em Crateús, foram mobilizados grupos das etnias indígenas Potyguara, Kalabaça, Quilombolas Queimadas, Lideranças de Terreiro, e ainda com pessoal de Poranga e os indígenas Tabajaras. Aracati também participará do Seminário. A mobilização em Sobral está prevista para acontecer ainda nesta semana.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações de Alexandre Lucas)

Leia também

Unegro/CE realizará Seminário Estadual