Lula Morais destaca criação da Contribuição Social para a Saúde

Em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (24/02), o deputado Lula Morais (PCdoB) defendeu a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), cujo projeto prevê que a arrecadação será voltada para a saúde pública. O parlamentar disse que é necessária uma contribuição voltada exclusivamente para saúde, pois é um setor que se moderniza diariamente.

De acordo com Lula, o CSS é similar à CPMF, extinta em 2007, e será permanente. “Além de não ser provisória como a CPMF, a CSS se difere pela destinação de seus recursos e pela alíquota”, observou.

A nova contribuição terá uma alíquota de 0,1% sobre as movimentações financeiras, isentando aqueles com renda líquida inferior a R$ 3.080,00. “Caso a contribuição seja aprovada, injetará por volta de R$ 12 bilhões a mais no setor de saúde pública, por ano”, explicou o parlamentar.

Lula ressaltou ainda o fato de o imposto ser “insonegável”, o que, segundo ele, sofre “a sanha virulenta dos setores que não contribuem com o pagamento de nenhum imposto”. “Que produtos tiveram seus preços reduzidos com a extinção da CPMF? Nenhum! Só quem perdeu nessa história foi a saúde pública”, enfatizou.

Em aparte, os deputados Fernando Hugo (PSDB), Ely Aguiar (PSDC) e Welington Landim (PSB) também defenderam a proposta da contribuição, ressaltando que muitos dos que são contra não o utilizam e, portanto, não se beneficiam com a melhoria do sistema público de saúde.

Áudio (Disponibilizado por uma semana)

Extradição

Lula Morais falou ainda sobre o movimento em defesa do preso italiano Cesare Battisti. Ele lembrou que, no passado, a comunista Olga Benário foi entregue aos nazistas e essa atitude, na sua concepção, não deve ser repetida. “Quem pede a extradição é o governo da Itália, personalizado em Berlusconi, que todos sabemos quem é”. Lula informou que o ministro da Justiça Eduardo Cardozo foi contatado por Luizianne Lins e a ex-prefeita Maria Luiza, buscando interceder pela soltura do detento. Adiantou ainda que no dia 16, às 10 horas da manhã, haverá uma audiência na Presidência da República sobre a questão.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL

Leia também:

Lula Morais – CSS: Ganha a Saúde Pública