Sem categoria

Entidades debatem agricultura familiar com parlamentares dia 2

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e as Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) se reunirão nesta quarta-feira, 2, na Câmara Federal, com deputados e senadores para apresentar a pauta de reivindicações para esta legislatura e suas propostas para o novo Código Florestal.

Segundo Alberto Broch, presidente da Contag, “a ideia é ampliar ainda a discussão sobre o conceito da agricultura familiar com base na Lei 11.326/06, que institui as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais”.

A pauta, ainda não divulgada, deverá ter 18 itens discutidos com as sessões estaduais e federações. Além da conceituação da agricultura familiar, destacam-se entre esses pontos a questão das áreas consolidadas para a agricultura. “Entendemos que a agricultura familiar, ao longo das gerações, tem suas atividades em áreas de várzea e esperamos que assim continue sendo, de maneira que aquilo que está consolidado seja mantido”, explica Rosicleia Santos, secretária de Meio Ambiente da Contag.

No que diz respeito à reserva legal, explica: “estamos propondo o computo dentro da reserva para a agricultura familiar, podendo – de acordo com a região e com o município – ser reduzido em 50%”.

Essencialmente, a ideia das entidades no encontro é ganhar apoio dos parlamentares, especialmente daqueles envolvidos com o debate. “Queremos expor a nossa posição sobre este que é um assunto tão polêmico porque às vezes esse processo de discussão parece considerar apenas a opinião dos ruralistas e dos ambientalistas; e no meio deles está a agricultura familiar que, sem sombra de dúvidas, é o que mais preserva o meio ambiente por ter consciência de depender dele”, afirma Rosicleia.

Da redação