Resultado da reunião dos músicos com o Governo sobre o Carnaval

Segue abaixo a resposta dada pelo Governo do Estado sobre a questão da programação do Carnaval de 2011.Toda movimentação da sociedade […]

Segue abaixo a resposta dada pelo Governo do Estado sobre a questão da programação do Carnaval de 2011.Toda movimentação da sociedade cultural resultou nesta resposta a partir do documento elaborado pela comissão escolhida na reunião do dia 24 de fevereiro na Torre Malakoff. Na avaliação dos músicos a articulação realizada pelo artistas(Ademir Araújo, Alcidezio Santana, Andressa Formiga, Cassio Sette, Claudionor Germano, Climério Santos, Gabriela Apolonio foi muito boa. Também estiveram presentes Geraldo Maia, Irah Caldeira, Luciano Brayner, Nilton Cunha, Paulo Perdigão, Paula de Renor, Paulo de Castro, Sergio Andrade, Teresa Accioly. Agora, o proximo passo é fazer uma avaliação a partir do documento apresentado, com outra reunião para ver como ficará as questões apresentadas.

RESPOSTAS AO DOCUMENTO ENTREGUE PELA COMISSÃO DOS REPRESENTANTES DA ASSEMBLÉIA

Pontos abordados no documento:

1)Descumprimento do Edital de Convocação publicado pela FUNDARPE/Secretaria de Cultura para contratação de artistas para o Carnaval/2011;

2)Como se deu a formatação da grade programação do Carnaval/2011 divulgada recentemente pela EMPETUR, cujo conteúdo encontra-se em desacordo inclusive dos principio norteadores da política cultural construida nos últimos anos.

Retorno do Governo:

Segundo explicações dos Secretários de Cultura e Turismo, a grade apresentada pela imprensa, não era a definitiva e ainda está em formatação.

Segundo eles, não houve um descumprimento do edital de convocação para o Carnaval 2011, porque como o edital foi publicado pela Fundarpee a execução do carnaval depois foi transferida para Sec .de Turismo/Empetur , uma secretaria do governo legalmente não tem a obrigação de respeitar os resultados do edital convocado por outra secretaria. Mas mesmo assim, a Sec. de Turismo e Empetur estão contactando todos os grupos que tiveram pontuação decrescente até a média 08. Se os mesmos tiverem em tempo hábil, toda documentação exigida, conforme a lei de contratação do estado, estarão na grade de programação.

Ficou claro que nas negociações com as prefeituras do interior, o governo aceitou a programação escolhida pelos prefeitos, onde entrarão as bandas e grupos que já constavam na grade parcial divulgada anteriormente. Isso aconteceu, segundo eles, pelo fato deste ano, as verbas do carnaval terem sofrido cortes, ficando para as prefeituras uma maior contrapartida financeira e foi aí que as escolhas dos prefeitos passaram a ser respeitadas.

Com relação à cultura popular, foi explicado que as apresentações no interior do estado irão diminuir, mas serão intensificados cortejos em Recife e Olinda.

Ficou acordado que na segunda, dia 28, no site da Fundarpe, será divulgada a grade com a pontuação e que assim que todas as confirmações fossem efetivadas, eles divulgariam a grade completa, o que deverá acontecer até quarta ou quinta-feira (dias 2 ou 3) com uma pequena nota explicativa sobre o processo e critérios utilizados para a montagem da grade.

Participaram da Reunião:

GOVERNO:Secretário de Articulação Social e Representante da Casa Civil, Sr. Marcelo Canuto, Casa Civil; Secretário de Cultura do Estado, Sr. Fernando Duarte; o Secretário Executivo de Cultura, Sr. Luis Roberto Silva; o Secretário de Turismo do Estado; Sr. Alberto Feitosa, o Presidente da Empetur, Sr. André Correia.

COMISSÃO:

Ivonaldo Von da Associação das Orquestras de Frevo de PE (FREVO PE) ; Ponto de Cultura e Comissão Setorial da Escuta da Música de Pernambuco;

Luciano Brayner, Produtor Idependente e Comissão Setorial da Escuta da Música de Pernambuco; Márcia Xavier, da UBC; Paula de Renor, APACEPE;

Tereza Accioly, Presidente da SOFOPS; Ponto de Cultura:Pé-de-serra-Formação-Circulação e Memória; Comissão Setorial da Escuta de Música de Pernambuco;

Delegada da II Confêrencia Nacional de Cultura; Gabi Apolonio Comissão Setorial da Escuta de Música de Pernambuco, Produtora Independente do Movimento do Samba de Pernambuco e Ivan Morais, cantor e compositor, ex- Presidente da Brigada Pernambuco Cantando para o Mundo, de apoio à candidatura de Miguel Arraes ao Governo de Pernambuco-1986.

CONVIDADOS PRESENTES:

O Secretário de Cultura da Cidade do Ipojuca, Sr. Diego Jatobá, o Músico Antúlio Madureira.