Câmara debate crise da saúde em Natal

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta quarta-feira (02) uma audiência publica que visa discutir a situação atual da saúde no município de Natal. O debate que ocorre às 8 horas no plenário da casa foi proposto pelo vereador George Câmara (PCdoB). Na oportunidade estarão presentes representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Natal, Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde, Entidades de Classe e Conselhos Comunitários.

Para o vereador George Câmara, “a Prefeitura do Natal vem tentando enfraquecer as instituições públicas, forçando assim, cada vez mais, a assinatura de contratos com organizações privadas”. "A atual gestão executiva da cidade, que tem Micarla de Sousa como gestora, está desconstruindo nosso SUS público e de qualidade. Tem-se investido muito na privatização do sistema através da contratação de organizações de cunho privado para gerir os serviços públicos, entregando os recursos nas mãos dessas empresas, que contratam funcionários sem concurso, desrespeitando assim as leis do SUS”, acrescenta.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rita de Cássia Dantas, os serviços municipais de saúde estão vivenciando uma situação de extremo desabastecimento de medicamentos e demais insumos indispensáveis para a atenção à saúde da população usuária do SUS no município de Natal. E acrescenta que a prefeitura tem “executado um sucateamento das Unidades de Saúde, dando prioridade aos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que tem como característica principal, a gestão privada, o que muda totalmente o principio da atenção básica, esta ultima que é fundamentada na prevenção”.

Rita de Cássia explica que os membros do Conselho Municipal têm visitado os Postos de Saúde da cidade e constatado diversas irregularidades. A representante do CMS salienta que “somando todo o caos instalado, pode-se constatar ainda a ausência de manutenção nas estruturas físicas das unidades, gerando uma total falta de condições dos profissionais trabalharem e assim prestarem um atendimento digno e de qualidade para a população usuária dos serviços de saúde pública em Natal”.
 

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Vereador George Câmara