Sem categoria

Morales anuncia plano de habitação para desabrigados pela chuva

O presidente da Bolívia, Evo Morales, prometeu entregar casas aos milhares de cidadãos que ficaram desabrigados após os deslizamentos de terra causados pela chuva que atinge o país."Com certeza, o governo vai entregar casas às famílias que ficaram sem casa, ou que viviam como inquilinos", disse o presidete ao visitar, segunda (28), a região leste da capital La Paz, um dos locais mais afetados pelas águas.

De acordo com os primeiros levantamentos, mais de 800 casas foram destruídas, deixando cerca de cinco mil pessoas desabrigadas no último fim de semana somente em La Paz. O balanço nacional é de 20 mil atingidos.

O presidente boliviano pediu para que os prefeitos das cidades afetadas avaliem a possibilidade de construir complexos habitacionais em terrenos não utilizados. O Equador, por sua vez, expressou "solidariedade" à Bolívia, segundo uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores de Quito.

"O governo equatoriano está pronto para cooperar com a República boliviana", diz o comunicado, classificando de "lamentável" o fato de "ao menos seis departamentos (estados) se encontrarem em estado de emergência" na Bolívia.

Na semana passada, o governo boliviano decretou estado de emergência devido às chuvas, que também causaram danos a plantações e bloquearam estradas. As regiões mais atingidas são La Paz, Cochabamba, Santa Cruz, Chuquisaca e Tarija.

Fonte: Ansa Latina