Jô participa de Sessão Solene do Congresso

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi realizado no plenário do Senado, a sessão solene comemorativa da data. Trata-se de uma proposta das bancadas femininas da Câmara e do Senado.

Dia Internacional da Mulher - Divulgação

Durante o evento, foram entregues os diplomas Mulher Cidadã Bertha Lutz às brasileiras que se sobressaem por relevantes serviços prestados ao País na defesa dos direitos das mulheres e em questões de gênero. Para isso foi feito uma votação e as cinco vencedoras do prêmio de 2011, entre as 14 indicadas, foram: Maria Liége,

Chloris Casagrande, Maria José Silva, Maria Ruth Barreto e Carmem Helena Foro.

Destaques

Maria Liége integra a Federação Democrática Internacional de Mulheres. Chloris Casagrande atua como pedagoga, escritora e vice-presidente da Academia Paranaense de Letras. Já Maria José da Silva conquistou reconhecimento por incentivar a criação de cooperativas de catadoras de material reciclável no Piauí. Já a psicopedagoga Maria Ruth Barreto foi a primeira mulher a ser presa pelo regime militar, no Ceará, por sua atuação política. Carmem Helena Foro coordena movimentos sindicais.

Já a patrona do diploma, Bertha Maria Júlia Lutz, nasceu em 2 de agosto de 1894 e foi uma das principais responsáveis pela lei que permitiu às brasileiras o direito de votar e de ser votadas.