Prefeitura de Olinda realiza lavagem simbólica das ladeiras

O toque dos clarins já toma conta de Olinda e anuncia a chegada do carnaval de Olinda e a prefeitura segue com os preparativos para receber os foliões.

Nesta quinta-feira (03), partir das 7h30, a Secretaria de Serviços Públicos realiza a tradicional lavagem simbólica das ladeiras da cidade, que dá a largada para o início da festa. A concentração será no Mercado da Ribeira e a lavagem seguirá pela Rua de São Bento, passando pelo Palácio dos Governadores e dispersando na Rua 27 de Janeiro.

Ao som de uma orquestra de frevo, cerca de 500 funcionários utilizarão caminhão pipa, pulverizadores costais e essência de eucalipto para limpar as ruas da cidade e deixar tudo pronto para a chegada dos foliões. Na ocasião, será apresentada ao público a equipe que cuidará da limpeza da cidade durante a folia de Momo.

Carnaval – Durante o Carnaval, após a coleta seletiva, os resíduos remanescentes serão retirados por uma equipe de aproximadamente, 340 garis, com o apoio de mais de 60 outros profissionais, que atuarão com o apoio de 4 caminhões caçamba, 14 compactadoras móveis e mais de 4 estacionárias de 15m³ cada , além de 8 caminhões pipa, consumindo um total de 48.000 litros d`água/dia e 9.600 litros de essência concentrada de eucalipto , o que garante uma limpeza de aroma agradável à cidade.

Coleta Seletiva – O trabalho de coleta seletiva é coordenado pela Diretoria de Limpeza Urbana e pela Assessoria Especial Comunitária, sob acompanhamento da ARO- Associação dos Recicladores de Olinda . O Casarão Lundgren, situado no bairro do Carmo, abrigará a coleta seletiva no período do Carnaval. A ação contará com 230 catadores e 14 funcionários da PMO.

Banheiros químicos – No Termo de Ajustamento de Conduta – TAC também está prevista a instalação de 220 cabines sanitárias móveis, garantindo a preservação do meio ambiente e da Cidade Patrimônio, nos pontos de apoio dos bloqueios, em apoio ao Serviço de Saúde, à Guarda Municipal e nos Pólos descentralizados de animação. Esse ano, usaremos o Sanitário Público do Parque do Carmo como ponto exclusivo para CADEIRANTES (exigência do Ministério Público Estadual).

Cabines:
Na execução dos serviços são utilizados:

Equipamentos:

01 (um) caminhão de sucção pipa de 9.000 litros;
01 (uma) caminhonete para o transporte dos produtos químicos/desodorizador;
02 (dois) caminhões para o transporte de cabines sanitárias para os pólos;

Materiais:

60 (sessenta) fardos de papel higiênico, que corresponde a 3.840 rolos de papel higiênico;
800 (seiscentos) litros de desodorizador de 80L (oitenta litros) de essência de Iguatemir.
Média diária de recolhimento de Efluentes Sanitários: 50 m³

Fonte Secretaria de Comunicação de Olinda