Eliana Gomes reforça mobilização em defesa de Lei Maria da Penha

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) ressaltou no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza a mobilização lançada pela presidenta Dilma Rousseff em defesa da Lei Maria da Penha, intitulada “Mexeu com a lei, mexeu comigo”. A uma semana do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a mobilização visa a defender a lei que estabelece medidas protetivas em casos de violência doméstica.

De acordo com dados do Mapa da Violência de 2010, segundo citou a vereadora, 10 mulheres foram assassinadas por dia entre 1997 e 2007, somando mais de 41 mil crimes. A taxa de homicídios de mulheres no período é de 4 para cada 100 mil habitantes – mais alta do que a de países europeus, onde a taxa não chega a 1 crime por 100 mil habitantes.

Eliana ressaltou que a mobilização em favor da Lei Maria da Penha também deverá dar espaço para que seja reivindicada a construção de mais equipamentos de acolhimento, como centros de referência e casas-abrigo. Para a vereadora, a existência desses locais é um suporte para as mulheres fragilizadas pela violência e etapa anterior à aplicação das medidas protetivas. Ela é autora de projeto de indicação que propõe a criação de uma casa-abrigo em Fortaleza para apoiar mulheres que sofrem com a violência doméstica..

Fonte: Câmara de Fortaleza