Sem categoria

Ban Ki-moon reitera condenação a assentamentos israelenses

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas reiterou nesta segunda-feira (7) a necessidade de reativar as negociações de paz entre israelenses e palestinos e a rejeição à construção de assentamentos de colonos de Israel nos territórios ocupados.

A comunidade internacional tem que aumentar seus esforços para eliminar os obstáculos que impedem avançar para um acordo amplo, justo e duradouro nesse conflito, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Em mensagem a uma reunião em Viena sobre a questão palestina, o titular da ONU insistiu em que essa solução deve ser baseada nas resoluções do Conselho de Segurança, o Mapa do Caminho estabelecido,a iniciativa árabe de paz e outros acordos alcançados até agora.

O responsável da organização mundial afirmou que os assentamentos israelenses são ilegais e contrários ao Mapa do Caminho e ratificou que Israel tem a obrigação de congelar essa atividade.

Com respeito à conferência que se desenvolve em Viena dedicada aos prisioneiros políticos palestinos encarcerados em Israel, Ban Ki-moon opinou que a libertação dessas pessoas pode constituir um passo importante na construção de medidas de confiança.

Disse que entre esses presos há uns 200 menores de idade e outra cifra similar de pessoas mantidas em prisão administrativa sem processo judicial.

Igualmente, denunciou a detenção por Israel de autoridades palestinas eleitas e de outros que depois de libertados estão ameaçados de ser transferidos pela força, fatos que têm amplas implicações em matéria de direitos humanos.

Fonte: Prensa Latina