Mulheres e homens acompanham Bloco Maria Vem com as Outras
A União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialista (UJS), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e o Centro Socorro Abreu reuniu diversas mulheres e homens no Bloco Maria Vem com as Outras, na noite desta terça-feira (08/03), na Avenida Domingos Olímpio. A concentração foi na Rua Barão do Rio Branco, do lado de fora do circuito oficial.
Publicado 09/03/2011 19:54 | Editado 04/03/2020 16:32

Mesmo sendo impedido de desfilar na Domingos Olímpio pela Coordenação do Carnaval de Fortaleza, o Bloco Maria Vem com as Outras animou e chamou atenção dos foliões que passaram pela Avenida. Com apitos, batuques, abadás, pirulitos e muita animação, os brincantes transmitiram para a população o sentimento de reforço da Lei Maria da Penha e a importância do 8 de março.
Niara Farias, presidente municipal da UJS/Fortaleza, considerou infeliz a postura dos organizadores do Carnaval, levando em consideração que o bloco era uma intervenção política e merecia ser tratado com respeito, por conta do dia Internacional da Mulher e pela reivindicação realizada. "Lamentável saber que um bloco que luta pela aplicação da Lei Maria da Penha, que reivindica mais respeito e políticas públicas para as mulheres seja tratado dessa forma, principalmente por uma gestão conduzida por uma mulher. A forma que fomos tratadas foi desrespeitosa, mesmo assim não deixamos de levar nossa mensagem e também alegria para o povo", reforçou.
Para Niara, o sentimento do bloco de denunciar a opressão continua e a irreverência foi essencial para despertar nas pessoas quão necessária e digna é a luta das mulheres. A Presidente da UJS/Fortaleza também elogiou a adesão masculina e considerou a participação dos homens importante para a condução da luta. "Nosso bloco é conduzido por mulheres e homens que denunciam as mazelas sociais. Queremos ampliar o leque e sabemos que assim se constrói uma nova sociedade. O desfile serviu para mostrar isso: pessoas fortes e unidas em busca de direitos", comemorou.
O Bloco Maria Vem com as Outras já está se mobilizando para o ato do próximo sábado (12/03), saindo da Praça da Bandeira e promete sacudir as ruas do centro de Fortaleza, com o Afoxé Dragão do Mar.
De Fortaleza,
Ivina Carla (Acadêmica de Jornalismo)