Instituto Mauá lança livro sobre a produção artesanal baiana

Um detalhado histórico da produção artesanal baiana, registrada em fotos e textos, é o mote do livro Artesanato Baiano – Saberes e Fazeres, que o Instituto Mauá lança nesta quinta-feira (17), às 9h, em sua sede, no Largo do Porto da Barra, em Salvador. Já estão confirmadas as presenças do governador da Bahia, Jaques Wagner, do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, além da diretora geral do Mauá, Emília Almeida.

"O livro é uma importante peça de divulgação dos principais pólos produtivos do estado e cumpre com o objetivo de preservação da memória do artesanato, de resgate do saber e fazer tradicionais e, principalmente, de valorização do artesão em seu ofício diário", afirmou Emília Almeida.

A publicação explora as técnicas, conceitos e os modos de produção dos pólos mais representativos da Bahia, englobando 67 municípios de 23Territórios de Identidade do Estado. As raízes e as origens do saber artesanal e os conhecimentos milenares, transmitidos de geração em geração através da oralidade, são desvendados a cada página, revelando as peculiaridades de cada tipologia: madeira, couro, vidro, cerâmica, cestaria e trançado, tecelagem, metal, mineral, rendas, bordados, reciclagem, lembranças da Bahia e releitura de materiais.

O livro também é embasado por ensaios críticos de pesquisadores do tema, a exemplo do Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Dante Augusto Galeffi, e do Doutor em Pré-História pelo Museu de História Natural de Paris, Carlos Etchevarne.

Fonte: Ascom /Setre