Fetag-BA realiza debate sobre a reforma do Código Florestal

A Reforma do Código Florestal Brasileiro será o tema do debate que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag Bahia) promove na próxima terça-feira (22/3), em Salvador. O evento acontece às 9h, no auditório do Sindicato dos Comerciários, em Nazaré, e terá como principal palestrante o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do projeto de reforma que tramita na Câmara Federal, além de outras lideranças sindicais e políticas.

A atividade será de extrema importância para os agricultores familiares da Bahia, por que todos precisam entender como funcionará o novo Código. “A gente quer debater o Código Florestal porque o projeto do Aldo Rebelo é um projeto avançado e possível para o momento e a Fetag, com o sistema Contag, acha que pode ter alguns ajustes para agricultura familiar, tornando mais claro inclusive o conceito de agricultura familiar dentro do debate de reforma do Código”, afirma o assessor de Meio Ambiente da Fetag, Josemário Martins.

Segundo o secretário de Meio Ambiente da Fetag, Teodomiro Paulo, esta é uma atividade para conhecer melhor o relatório do deputado sobre o Código e para debater o tema. “O relatório do deputado Aldo Rebelo tem muitas coisas boas, mas tem algumas coisas que precisam de ajustes, como os pontos que tratam dos módulos fiscais da agricultura familiar, que está muito fechado e que pode ser burlado pelos grandes proprietários de terra. Nós da Fetag estamos na linha de frente para chamar o deputado para explicar melhor o relatório, debater e apresentar a colaboração da Bahia para os ajustes deste relatório”, enfatiza.

O relatório do deputado Aldo Rebelo sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro foi aprovado no dia 6 de julho do ano passado, na Comissão Especial do Código Florestal. Mas para substituir o atual Código o projeto precisa ser aprovado pela Câmara Federal até 11 de junho, pois o prazo para regularização dos produtores rurais termina no dia 12 de junho, conforme o Decreto 7.029, de dezembro de 2009.

De Salvador,
Eliane Costa