Entidades de Sobral lançam campanha para doador de medula óssea

Com o tema “Ofereça o que você tem de melhor: a vida!”, o Programa Segundo Tempo de Sobral em parceria com o Hemocentro Regional do município realizou no último sábado, dia 28 de maio, uma campanha para cadastramento de doadores de medula óssea.

A campanha aconteceu durante o Planejamento Geral de Núcleos do Programa Segundo Tempo, que ocorre mensalmente, integrando coordenação geral e pedagógica, coordenadores setoriais e monitores dos núcleos do convênio 726117/2009. Frente às ações dos núcleos, a campanha se caracteriza como uma das ações complementares do Programa e que aborda a temática “atividades relacionadas à saúde”.

Essa ação executada pela coordenação geral do Segundo Tempo em parceria com o Hemocentro Regional de Sobral visa proporcionar junto aos profissionais do PST (coordenação geral, coordenadores e monitores) a formação de conceitos e hábitos que possam conscientizá-los sobre as condições necessárias ao desenvolvimento e/ou manutenção de bons hábitos de saúde.

A campanha recolheu aproximadamente 70 amostras de sangue que integrarão o banco de dados do hemocentro regional de Sobral, que poderão ser, futuramente, utilizados na doação de medula óssea. A mobilização dos profissionais do PST foi feita pela coordenação geral e pela equipe de profissionais do Hemocentro Regional de Sobral. Logo no início da manhã os profissionais fizeram uma abordagem geral sobre o que seria essa ação, discorrendo sobre sua importância e o passo a passo para se tornar um doador. Eles conscientizaram os profissionais presentes que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue. Num segundo momento, no intervalo e no final do planejamento, aconteceram o preenchimento das fichas de doadores e a coleta de sangue.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA),"o Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (5 milhões de doadores) e da Alemanha (3 milhões de doadores). A evolução no número de doadores deveu-se aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o INCA. Essas campanhas mobilizaram hemocentros, laboratórios, ONGs, instituições públicas e privadas e a sociedade em geral".

De Sobral,
Miguel Silva (com informações do Blog do Programa Segundo Tempo/Sobral)