Autoridades discutem situação do Hospital Walter Cantídio

A audiência pública para discutir questões referentes aos problemas enfrentados pelo Hospital Universitário Walter Cantídio, realizada pra Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa, aconteceu na tarde desta quinta-feira (17/03), sob presidência do deputado Carlomano Marques (PMDB). O debate foi requerido pelo deputado Lula Morais (PCdoB).

De acordo com o deputado Danilo Forte (PMDB), relator da Medida Provisória (MP) 520/2010 que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, uma das principais polêmicas em torno dessa MP é a possível privatização das universidades públicas. Segundo ele, “não há possibilidade de isso acontecer, pois a medida conta com um parágrafo que preserva a autonomia das universidades”.

Outro ponto que a medida trata é referente a contratação de funcionários. Segundo Danilo, a empresa vai retirar a “burocracia” das contratações via concurso público. “Para fazer concurso, a universidade depende de autorização do Ministério do Planejamento. Já a empresa terá um suporte financeiro para facilitar a contratação, que poderá acontecer também por meio de análise de currículo”.

Quanto à questão das dívidas do Hospital, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, disse que não há falta de vontade por parte do Governo em dar auxílio. Porém, o Estado não tem teto financeiro para bancar sozinho, uma dívida acumulada, que chega a quase 1,3 milhão mensais.

De acordo com ele, nenhum meio público tem capacidade de fornecer esse auxílio. “Nem Estado, nem Prefeitura; não temos recursos para bancar uma dívida dessas, pelo menos não isoladamente”, disse Arruda, afirmando que através de um projeto concreto entre vários meios, o Governo poderia sim fornecer auxílio e resultados imediatos.

Arruda disse que as maiores necessidades no momento são a reabertura dos leitos, para o treinamento dos estudantes e a reativação do setor de emergência. “O setor de emergência é um dos pontos mais urgentes nisso tudo, pois, como mais um suporte para a população, desafogaria outros hospitais que sofrem com superlotação”, explicou.

Participaram ainda da audiência, os deputados Antônio Granja (PSB), João Ananias (PCdoB) e Fernanda Pessoa (PR); além de representantes do Hospital Walter Cantídio, do Sindicato dos Médicos e da Promotoria Pública.

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa