Sem categoria

Movimentos dão seu recado a Obama: "tire as garras do pré-sal"

Centenas de pessoas convocadas pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) estão reunidas no Largo da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro, preparando manifestações contra a visita do presidente Barack Obama ao país. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) instalaram um banner em frente à sede das entidades na Praia do Flamengo 132 com os dizeres: “Obama, tire as suas garras do nosso pré-sal”.

Leia também
 

O presidente norte-americano fará discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na tarde deste domingo (20). A Polícia Militar recolheu um carro de som que seria usado no ato da Glória e acompanha a movimentação dos militantes. Além das entidades estudantis, as centrais sindicais CTB, CGTB e CUT e demais organizações que compõem a Coordenação dos Moimentos Sociais (CMS) realizam o ato. No protesto, eles cantam palavras de ordem em defesa do pré-sal e pela libertação de 13 pessoas, entre eles um adolescente e uma mulher de 67, presas na sexta-feira (18) em um ato em frente ao consulado americano.

Em seu twitter, o presidente da UNE, Augusto Chagas, escreveu que “a vinda de Obama já está marcada pelo anuncio da agressão a Líbia! Mais uma guerra imperialista com justificativas mentirosas! Por tudo isso Obama não é bem vindo n Brasil! Vá embora com suas mentiras e suas guerras! O povo brasileiro deseja outros caminhos para o mundo!”.

Líbia

A presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, emitiu na tarde deste sábado (19) comunicado repudiando a agressão das potências imperialistas à Líbia. Ela defende uma solução política para o conflito interno do país do norte da África e o respeito aos princípios da não ingerência. Acompanhe a íntegra.

De acordo com o advogado Modesto da Silveira, os presos estão divididos entre o Presídio de Água Santa, a Penitenciária Feminina de Bangu e o Centro de Triagem para Adolescentes Infratores. Ainda de acordo com o advogado, os homens detidos tiveram as cabeças raspadas. Eles estão presos sob a acusação de formação de quadrilha e depredação de patrimônio público.

O pré-sal é nosso

Entre as palavras de ordem, os manifestantes cantam um rap "O pré-sal do B/ O Petróleo é nosso/ Se liga, Obama olho grande/ o Brasil não precisa de sócio". Outra palavra de ordem é "Quem foi que disse que é normal americano roubar nosso pré-sal?". Por volta do meio-dia os militantes devem caminhar até a Cinelândia. A orientação dos dirigentes é para ninguém aceitar provocações e não entrar em confronto com a polícia.

O esquema de segurança inclui dezenas de soldados do Exército, que montaram um ponto de bloqueio a partir do prédio do Palácio Pedro Ernesto, onde funciona a Câmara dos Vereadores. A distância do bloqueio até a entrada principal do teatro é de cerca de 200 metros. O esquema conta ainda com um tanque e vários jipes e carros de segurança do Exército. Na praça, há diversas pessoas fantasiadas. Uma delas é o professor de matemática Alex Nunes dos Santos, vestido de Barack Obama.

Da redação, Luana Bonone, com agências