Estudantes ocuparão centro do Rio nesta quarta

Nesta quarta-feira (23), os estudantes do Rio de Janeiro – secundaristas e universitários – ocuparão o centro do Rio em defesa do passe-livre irrestrito, a meia passagem para os universitários e em defesa dos 10% do PIB para a educação.

O ato é organizado pela UNE, UBES, UEE-RJ, UEES-RJ e Ames-Rio. A entidades também defendem a destinação de 50% dos recursos do pré-sal para a educação e são contra o plano de metas para a educação do governo do estado.

No mesmo dia, deve ser votado na Câmara Municipal do Rio o projeto de meia-passagem para os universitários. Na última semana, a UEE-RJ percorreu a Câmara para conquistar o apoio dos vereadores para a aprovação do projeto.

A passeata vai sair da Alerj, às 12h30, em direção à Candelária para que os estudantes acompanhem a votação na Câmara Municipal. Segundo a presidente da UEE-RJ, Flávia Calé, “estamos bem perto da vitória e de um momento histórico para o movimento estudantil no Rio de Janeiro”.

Para o presidente da UNE, Augusto Chagas, o Brasil vive momento único de oportunidades em diversas áreas e precisa se convencer de que é “necessário e urgente priorizar a educação em todas as suas etapas”. Chagas convoca: “Por isso, vamos às ruas nessa jornada para tornar público o debate deste Plano Nacional de Educação que é tão decisivo. Precisamos, ainda, criar um ambiente de mobilização na web que contamine diversos setores da sociedade para a nossa luta”.