Icapuí: PCdoB comemora 89 anos com história, política e cultura

O Diretório Municipal do PCdoB em Icapuí comemorou os 89 anos de existência do partido no último sábado (19/03). A festa foi antecipada, pois a data de fundação do PCdoB foi no dia 25 de março 1922. O evento foi realizado na sede do Distrito de Ibicuitaba.

89 anos PcdoB Icapuí

Participaram do evento diversos membros do PCdoB como o presidente do Comitê Municipal de Icapuí Celestino Cavalcante; o vereador Marcos Nunes; o vereador Cateca de Grossos (RN) e o Deputado Estadual Lula Morais, além dos vereadores petistas Felipe e Jerônimo e os tucanos Lacerda e Segundo.

Evento Marcado pela História

Manuel de Freitas Filho, um dos quadros do PCdoB de Icapuí, prestou homenagem juntamente com Maria do Carmo (93 anos de idade) a João Tavares de Sousa, um jovem militar e ex-cabo do Exército, filho de icapuienes que desertou do Exército para participar da propagação do ideário comunista na época do movimento do Sindicato dos Salineiros, o conhecido Sindicato do Garrancho. João Tavares foi preso e assassinado na sede do distrito de Ibicuitaba.

Cultura

O poeta popular Antonio Francisco, que ocupa uma cadeira da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, fez um espetáculo a parte e proporcionou juntamente com o poeta José Ribamar a oportunidade para que as pessoas comessem a valorizar a cultura popular.

Música

Os músicos Tony Dilmar, Moisés, Alan e Alex tocaram músicas da MPB, enquanto os irmãos Genildo Costa e Geová Costa recitaram poesias e cantaram músicas do seu CD, Cores e Caminhos.

Política

Celestino Cavalcante, presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Icapuí, apresentou o texto para a plenária com o título: Icapuí: Uma Experiência Viva. O estudante Israel Veras fez o resgate da importância do PCdoB nos movimentos sociais, que se organiza através das bases, destacou a organização dos jovens da UJS, dos sindicalistas na CTB, das mulheres na UBM e muitas outras frentes de lutas.

Os vereadores comunistas Marcos Nunes (Icapuí) e Cateca (Grossos) destacaram a importância da participação dos comunistas nas Câmaras Municipais na defesa dos interesses coletivos e regionais de suas cidades. Já o deputado estadual Lula Morais parabenizou o PCdoB de Icapuí e destacou a sua importância nas lutas populares e deu ênfase ao programa socialista do partido.

Fonte: Blog do Vereador Marcos Nunes