Sem categoria

ONU confirma nova reunião do Conselho de Segurança sobre Libia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas voltará a tratar a situação na Líbia na quinta-feira (24), e ouvirá um relatório do secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, sobre a evolução dos acontecimentos nesse país árabe.

Segundo anunciou nesta quarta-feira (23) o porta-voz oficial da ONU, Martin Nesirky, o Ban regressa nesta quarta a Nova York 
após visitar Egito e Tunísia, países que acabam de atravessar conflitos internos que provocaram a queda de seus respectivos governos.

Ban Ki-Moon também esteve presente no último fim de semana em Paris a uma cúpula de vários estados europeus, que abriu as portas aos ataques aéreos contra a Líbia amparados na resolução 1973, aprovada há uma semana pelo Conselho de Segurança.

Esse orgão autorizou a imposição de uma zona de exclusão aérea na Líbia "e de todas as medidas necessárias" em defesa das forças anti-governamentais.

Na última segunda-feira, essa instância da ONU ignorou uma solicitação oficial do governo da Líbia para convocar uma reunião urgente dedicada a debatar a agressão militar como uma ameaça à paz e à segurança internacionais.

A resolução 1973 veio à tona com os votos favoráveis da França, dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Colômbia, do Líbano, da Nigéria, de Portugal, da Bósnia e Herzegovina, da África do Sul e Gabão e teve a abstenção da Rússia, da China, da Alemanha, do Brasil e da Índia.

À noite, o líder líbio disse que a agressão internacional lançada contra seu país é injustificada e viola a Carta da ONU, assegurando também que a Líbia está preparada para a luta, seja curta ou longa.

Fonte: Prensa Latina