População de Caucaia é mobilizada para agir contra dengue

“Será se estamos lavando bem e vedando, mesmo, as caixas d’água? Estamos, de fato, evitando jogar lixo nas ruas?” Com esse exercício de consciência coletiva em favor da saúde pública e para reduzir o número de casos de dengue, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, fez uma mobilização contra a doença, na tarde desta terça-feira (22/03), em Caucaia.

Dengue Caucaia

Arruda Bastos disse para o prefeito, Washington Góis, a secretária de saúde do município, Luiza de Marilac, grupos de agentes comunitários de saúde e de endemias, estudantes, vereadores e lideranças comunitárias que “embora sabendo dos riscos de adoecer e de morte, ainda não fazemos tudo que é para ser feito”. Lembrou da constatação de que 72% dos focos do mosquito nos municípios cearenses e na região Nordeste são encontrados nas caixas d’água por falta de telamento.

O secretário insistiu na ação preventiva como a grande estratégia de combate à dengue já a partir de atitudes dentro de casa: “o carro fumacê não faz milagre. O inseticida só mata uma parte dos mosquitos adultos, sem trazer nenhum efeito sobre a larva que está na grande maioria dos casos dentro dos imóveis”. O efeito do inseticida tem pequena duração. Depois de 40 minutos que o fumacê passa nas ruas o inseticida não faz mais efeito. Com o índice de infestação do mosquito chegando a 10% (de cada 100 imóveis visitados pelos agentes de endemias há focos do mosquito em 10), a Sesa liberou para Caucaia quatro veículos para operação do fumacê.

Em Caucaia foram confirmados 81 casos de dengue este ano. Três pessoas morreram por dengue com complicação. O prefeito apelou às 150 pessoas presentes a mobilização feita na tarde desta terça-feira, na sede do grêmio, no centro de Caucaia, que “deixem o agente de endemia entrar nas suas casas. Precisamos botar na cabeça que a dengue é uma doença grave, que mata, mas que pode ser evitada com a vigilância feita dentro de casa, na escola, na empresa, na igreja”. Antes de Caucaia, a equipe de gestores e técnicos da Sesa estiveram fazendo a mesma ação de mobilização nos municípios de Itapipoca, Icó, São Gonçalo do Amarante e Granja na semana passada.

Este ano estão confirmados 5.534 casos em 144 municípios cearenses e 15 óbitos em 11 municípios. Ver boletim epidemiológico atualizado.

Fonte: Sesa