Em expansão partidária, PCdoB-GO recebe membro do CC

 A nova realidade do PCdoB no estado de Goiás foi pautada na reunião da Comissão Política que recebeu o secretário nacional de organização, Walter Sorrentino e convidados.

Na manhã desta quarta-feira, 24 de março de 2011, o PCdoB de Goiás recebeu a presença do membro do Comitê Central, Walter Sorrentino e convidados.
 
A reunião ocorreu na sede Estadual, em Goiânia, local onde os dirigentes goianos participaram da discussão em torno do novo ciclo que o PCdoB atravessa no estado, com a vinda de vários novas lideranças.
 
Esse debate vem ocorrendo não só na Comissão Política, mas como em outras instancias partidárias que culminará na reunião ordinária do Comitê Estadual que acontece no próximo, sábado, 26. 
 
A direção comunista também realiza um planejamento estratégico que será encaminhado para debate neste encontro.
 
A necessidade de um Comitê Municipal na Capital foi considerada pelos dirigentes goianos em reuniões passadas. Para isso, o processo de conferência deverá ser antecipado para maio.
 
Para Walter Sorrentino, a luta pelo novo projeto nacional de desenvolvimento deve estar inserida na vida militante, as lutas de cada área estão expostas no Programa Socialista quando são apresentadas as reformas estruturantes. Segundo o dirigente, “como formas determinantes para o fortalecimento do povo e para traçar o caminho rumo ao Socialismo”. 
 
Sobre a expansão partidária em Goiás, Sorrentino ponderou que os ajustes são necessários não apenas como fruto de exigências políticas, como também na linha política de estruturação partidária. 
 
“Houve alteração, houve mudança, assim o centro dos ajustes será dar mais poder efetivo e estrutura a direção partidária que sejam capazes de elaborar e conduzir projetos coletivos, que envolva toda a direção, os novos e os antigos. Todo diretório tem que ser eleito pela base”, disse ele.
 
Sobre o novo ciclo que vive o PCdoB, o presidente do PCdoB goiano, Fábio Tokarski concordou com o dirigente nacional, ele observou que as dezenas e dezenas de Comitês que estão vindo deverão seguir um processo, segundo ele, a integração destas novas lideranças deverá acontecer, obedecendo o processo institucional. Além disso, o conjunto da direção deverá receber a adesão dos projetos, o recenseamento dos quadros e a abertura do debate, seguindo a política de quadros.
 
 “Com essas novas contingências, deveremos desenvolver um calendário de lutas, dar uma nova visibilidade ao partido. E no processo de conferências deveremos realizar uma campanha pública de filiações”, ponderou ele.
 
Fábio destacou ainda os principais eixos na organicidade do Partido, como na realização das Conferências, a construção do documento do Comitê Estadual, a costura do Projeto Político e a necessidade mais fóruns de debate. 
 
Bastante otimista, Euler Ivo, liderança recém filiada no PCdoB, participou da reunião e fez proposições animadoras quanto ao futuro do Partido. 
 
Os demais camaradas fizeram suas colocações a respeito do assunto. A maioria das avaliações caminhou no sentido de que não se pode discutir a organização partidária descolada da política. Todos concordaram que o Partido deve ser fortalecido nas bases, sobretudo nas áreas sindical, de trabalhadores e de juventude. Ao final da reunião, foi determinado um roteiro de procedimentos para ser concretizado nos próximos encontros.
 
Da redação local,
Eliz Brandão