Sem categoria

Seleção brasileira vence Escócia e recupera a confiança

A seleção brasileira se recuperou das derrotas nos dois últimos jogos e venceu a Escócia por 2 a 0, em amistoso disputado em Londres, neste domingo, com dois gols marcados pelo atacante Neymar.

Destaque da partida, o jogador do Santos garantiu a vitória do time comandado pelo técnico Mano Menezes depois das derrotas para Argentina, em novembro, e França, em fevereiro, ambas por 1 a 0. A Escócia, que nunca venceu o Brasil, não teve nenhuma boa chance de gol no Emirates Stadium. Já o time brasileiro esteve apagado no primeiro tempo, mas melhorou após o intervalo, e contou com o talento de Neymar, autor de um gol em cada tempo — o segundo deles em pênalti sofrido por ele mesmo.

"Desde a primeira vez que fui convocado, vim com o pensamento de fazer história na seleção", afirmou após a partida o atacante, que disse gostar de jogar com a camisa 11 por ser fã de Romário.

A partida começou truncada. A primeira chance de gol aconteceu apenas aos 19 minutos, quando o Brasil articulou boa jogada pelo lado direito, e Jádson chutou no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro McGregor. Um minuto depois, após cobrança de escanteio, Leandro Damião subiu bem e cabeceou. A bola desviou no travessão antes de sair.

Dupla entrosada

Neymar, o jogador brasileiro que mais se movimentava em busca do gol, foi recompensado aos 42 minutos, quando recebeu passe dentro da área de André Santos e tocou para as redes em chute cruzado de perna direita. Logo no início da segunda etapa, o Brasil teve duas oportunidades, uma em um chute de Neymar e outra após roubada de bola de Ramires que Leandro Damião tocou em cima do goleiro escocês. O atacante do Inter teve mais uma chance de cabeça, aos 15 minutos, mas a bola foi para fora.

Aos 27 minutos, Mano fez sua primeira substituição: Lucas, do São Paulo, entrou na vaga de Jádson, que teve atuação discreta como principal meia de ligação ao ataque. Lucas, por outro lado, entrou bem na partida e destacou-se com arrancadas com a bola dominada. Já Neymar se destacava. Aos 32 minutos, ele fez 2 a 0, de pênalti, que ele mesmo sofreu.

Com a vitória garantida, o Brasil teve quatro mudanças, com as entradas de Jonas, Elias, Sandro e Renato Augusto nos lugares de Leandro Damião, Elano, Lucas e Neymar, respectivamente. Lucas, destaque brasileiro no Sul-Americano Sub-20 deste ano ao lado de Neymar, ainda fez boa jogada e deixou Jonas na cara do gol no fim do jogo. Mas o atacante chutou por cima a última chance clara do Brasil.

Lucas recebeu elogios de Mano Menezes em sua estreia pela seleção e disse ter ficado arrepiado quando tocou o hino nacional.

"É uma emoção que não tem como explicar…Procurei fazer o meu melhor", declarou o meia do São Paulo.

A partida marcou o retorno do capitão Lúcio ao time pela primeira vez desde a Copa do Mundo da África do Sul, assim como do meia Elano. Ambos foram titulares. A seleção volta a jogar no dia 4 de junho, contra a Holanda, em Goiânia. Três dias depois, a equipe enfrentará a Romênia, em São Paulo, jogo que marcará a despedida do ex-atacante Ronaldo com a camisa do Brasil. Antes do amistoso com a Escócia, ele esteve com os brasileiros no vestiário e cumprimentou os atletas em campo.

"Deu uma vontade de pegar a 9", disse Ronaldo, que foi homenageado em Londres.

Em julho, Mano Menezes disputará a primeira competição oficial com a seleção brasileira: a Copa América, na Argentina.

Fonte: Correio do Brasil