Espírito militante marcou aniversário do PCdoB no Pará

Ficou pequeno o anfiteatro “João Amazonas” da Praça da República que serviu de palco para as comemorações dos 89 Anos de luta do PCdoB no Pará.

Ato 89 Anos

Com muita musica, som regional e rock foi comemorado os 89 anos de luta do Partido Comunista do Brasil no anfiteatro da Praça da República na cidade de Belém.

O evento juntou centenas de pessoas entre militantes, lideranças políticas, amigos que prestigiaram nesse último domingo a trajetória de luta do Partido.

O PCdoB tem uma história de luta incontestável, nascido dos ideais de transformação social organizou as primeiras greves operarias do Brasil. Durante toda sua existência foi um Partido perseguido pelas elites e poderosos, contribuiu bravamente pelas principais transformações de nosso país.

Os ideais de justiça, luta pela liberdade e democracia são marcas que forjaram a construção dessa organização revolucionária.

No evento foi lembrado os bravos camaradas que ajudaram a construir o PCdoB no Pará, desde o tempo de Henrique Santiago primeiro deputado comunista na Assembléia Legislativa paraense. João Amazonas nosso grande timoneiro, Expedito Ribeiro, João Canuto esses destacados lutadores da causa camponesa, Paulo Fonteles advogado dos posseiros que foi assassinado pelas balas do latifúndio, Neuton Miranda destacado pela direção nacional para construir o Partido no Pará na década de 80. Na veia desses brilhantes comunistas corre o sangue e a alma cabana.

Contamos na atividade com a presença marcante do ex-prefeito de Belém e atual deputado estadual do PSOL, Edmilson Rodrigues, que saldou o evento e os 89 anos do Partido Comunista do Brasil. Segundo Edmilson o PCdoB faz parte da historia do Brasil e é difícil imaginar a organização dos trabalhadores e a luta do povo sem a presença destacada dos comunistas.

Para Erico Albuquerque, presidente do PCdoB-PA, o aniversário do PCdoB já é uma tradição no Pará, sendo organizado nesse anfiteatro que se chama João Amazonas, em homenagem ao paraense comunista que foi líder nacional de nosso Partido. “ Com a derrota das forças de esquerdas e populares para o governo do estado, é preciso organizar o povo para combater o projeto elitista e conservador do atual governo, vamos fazer oposição a Jatene, mobilizar as forças populares para não retroagir nas conquistas efetuadas no último período” afirmou Érico.

De Belém,
Moisés Alves