Comitê Estadual do PCdoB-BA define diretrizes para 2011

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia se reuniu no sábado e domingo ( 26 e 27/3), em Salvador, para , definir as diretrizes polìticas do partido para 2011, ano de conferências municipais e estadual. O encontro contou com a presença do secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino, e do diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima.

O fortalecimento do PCdoB será prioridade. O partido vai investir para destacar sua identidade, divulgando suas posições diante dos principais problemas do país e da Bahia. “Nós temos que falar a toda a sociedade e a todos os trabalhadores e responder com maior clareza pelo que luta o PCdoB. Esta é uma questão muito importante para a gente assumir uma identidade não apenas socialista perante o povo, mas uma identidade política. Pelo quê a gente luta? Quais são os segmentos sociais mais identificados com esta luta? A quem estamos querendo representar com esta luta. Então é uma primeira ordem de questões que precisamos responder, não apenas para reafirmar o nosso programa socialista como bandeira política, mas tendo por caminho o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e que envolve a luta por reformas estruturais do cotidiano”, disse o secretário Nacional de Organização, Walter Sorrentino.

“Nós precisamos fortalecer a estrutura do PCdoB. Reforçando o sentido estratégico da existência e da luta do PCdoB, demonstrando que nós existimos para lutar pelo nosso programa socialista. É o único programa que propõe um projeto socialista para o país, um projeto exequível, um projeto a ser conquistado na luta e não para um futuro remoto. É uma luta que já começou aqui agora, tendo por caminho o novo projeto Nacional de Desenvolvimento. Ligado a isso, acentuar as fronteiras que definem o caráter que diferencia o PCdoB de todos os partidos existentes no país, que é um patrimônio nosso. Não só a identidade socialista, mas este é um partido que está começando a viver seu 90º ano e é um partido que tem esta vocação de construir um projeto político unitário e conduzir o partido com base neste projeto”, reforçou Sorrentino.

PCdoB na Bahia

As diretrizes para a ação do partido na Bahia partem da premissa da necessidade de fortalecer a identidade política do PCdoB no estado, onde participa da frente política que dá base ao atual governo. O partido pretende desenvolver uma ofensiva de divulgação de suas propostas para a realidade baiana nas diversas áreas onde atua e promover uma grande campanha de filiação, com o intuito de atrair novos quadros e consolidar sua presença nos diversos municípios.

O PCdoB também busca acumular forças para 2012, quando pretende viabilizar um audacioso projeto eleitoral ampliando a sua presença nas prefeituras e câmaras de vereadores.“Nós vamos colocar como prioridade para os diretórios municipais, a busca de construir candidaturas majoritárias onde for possível, onde tivermos cenários favoráveis, levando em conta as cidades grandes e as cidades onde o PCdoB alcançou votação expressiva, superior a mil votos. A prioridade é para construção de candidaturas próprias em Salvador e nas cidades em que nós já temos prefeitos, que são 18 no interior do estado. Vamos trabalhar para manter estas prefeituras e pela construção de uma candidatura na capital.”, informou o presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida.

Almeida salienta que ainda não foram discutidos nomes, principalmente em Salvador, onde o partido tem atuação destacada e diversas lideranças em condições de concorrer. “Até o momento, só definimos que teremos candidatos, vamos discutir sobre o nome e um projeto para Salvador a partir de agora. Nesta segunda-feira (28/3), começa este processo de discussão com a abertura de um ciclo de debates sobre os problemas da cidade. Será neste ciclo de debates, neste processo de mobilização da militância, de filiação de novos quadros e de discussão sobre o município, é que vamos discutir a candidatura”, enfatizou o parlamentar.

Durante a reunião, a direção do PCdoB definiu ainda que continuará aguardando o posicionamento do deputado federal Edson Pimenta sobre seu pedido de desfiliação para ingressar no PSD, partido em vias de criação.

De Salvador,
Eliane Costa.