Adutora beneficia mais de 250 mil pessoas no Sudoeste baiano
O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinaram na terça-feira (29/3) a ordem de serviço para a construção da Adutora do Algodão. A obra é um antigo anseio da população local e levará água do Rio São Francisco para mais de 250 mil pessoas que moram na região de Guanambi, no Sudoeste baiano. A previsão é de que a adutora esteja concluída no fim de 2012.
Publicado 30/03/2011 19:39 | Editado 04/03/2020 16:19
Serão investidos R$ 76 milhões na obra, que terá 235 quilômetros de tubulação. A adutora resolverá um problema antigo na região. Sempre que chega o período de estiagem, a população sofre com a falta de água e passa a fazer racionamento. “Espero que a obra possa trazer tranquilidade para a população. Os reservatórios que atendem à região não têm capacidade suficiente. Por isso, essa adutora será uma solução definitiva”, disse Wagner.
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) fez questão de participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para adutora, que tem papel essencial para o desenvolvimento da região. “Eu fiquei muito feliz com a comemoração da população, porque participei da decisão de incluir esta obra no Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC). Negociei diretamente com a então ministra Dilma Rousseff, com o próprio presidente Lula e com o governador Wagner, ainda no governo passado. Acompanhei também o momento de colocar o recurso do PAC, de autorizar a compra de materiais para dar início à obra. E no governo Dilma, tratei do assunto na primeira audiência que tive com ministro da Integração Nacional, há uns 40 dias atrás, para tratar de assuntos de interesse da Bahia “, ressaltou Almeida, que também é presidente estadual do PCdoB.
Além de Guanambi, a Adutora do Algodão beneficiará os municípios de Matina, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Malhada, Igaporã e Rio do Antônio. Segundo o ministro, já estão sendo realizados estudos para que a adutora chegue também à cidade de Caetité. “Estamos trabalhando sob a orientação da presidente Dilma e vamos fazer de tudo para atender à Bahia e aos baianos. A parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração não vai parar. Já estamos inclusive trabalhando numa segunda etapa da adutora, que chegará a Caetité”, afirmou Fernando Coelho.
Durante o anúncio do início da construção da adutora, foi assinada também a autorização para licitação de duas pontes na mesma região. Elas serão construídas na rodovia BA-573, trecho Guanambi-Matina – uma sobre o Rio Poções (Km 25,50) e outra sobre o Rio da Cruz (Km 32,60). “Esta também foi uma reivindicação nossa, que foi atendida pelo governador Wagner”, acrescentou Daniel Almeida.
De Salvador,
Eliane Costa com informações da Agecom Bahia