Sem categoria

Livro reúne material inédito sobre música popular brasileira

No dia 1º de abril, às 20h, a Ponto do Livro – Livraria, Café & Arte promove o lançamento do livro “Bossa Nova e Crítica – Polifonia de Vozes na Imprensa”, com a presença da autora Liliana Harb Bollos, pianista e professora do Conservatório de Tatuí, e show com a própria Liliana (piano) e com o músico Fernando Corrêa (guitarra).

A obra é baseada numa tese de doutorado defendida em 2007 na PUC-SP que, em 2010, foi selecionada para publicação pelo Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música.

No livro, Liliana Harb Bollos apresenta um panorama da crítica musical sobre a bossa nova. A autora parte da análise de textos publicados a partir do início do movimento, em 1958, com o lançamento da música “Chega de saudade” (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), até o histórico concerto do Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 1962, em que artistas como João Gilberto, Tom Jobim e Roberto Menescal abriram uma perspectiva internacional para a música popular brasileira.

Trata-se de uma bibliografia reunida pela primeira vez em livro, que conta com publicações do crítico e pesquisador musical José Ramos Tinhorão e do poeta Augusto de Campos. “Tinhorão me disponib ilizou seu material de pesquisa, que hoje é o Arquivo Tinhorão do Instituto Moreira Salles”, diz Liliana.

O texto vai além da produção dos críticos sobre a bossa nova. “Ele também traça a evolução e o destino da crítica musical desde a Semana de Arte Moderna de 1922 até a inserção da bossa nova, as semelhanças estéticas entre um movimento e outro, suas dissonâncias e o ambiente cultural da época”, afirma, no texto de apresentação do livro, a professora da Unesp Sonia Regina Albano de Lima.

Além de ser um valioso material para pesquisa musical, “Bossa Nova e Crítica – Polifonia de Vozes na Imprensa” deve trazer para o jornalismo cultural uma discussão importante sobre o trabalho do crítico de arte. “Há um problema básico que é julgar. A crítica não deveria ter essa função somente. Ela deveria mostrar um lado que o leitor comum não conseguiria enxergar”, opina a autora.

Liliana Harb Bollos ainda chega a uma constatação cara à sociedade contemporânea, marcada por uma forte tendência de uniformização dos elementos culturais. “Achei muitas vozes dissonantes, mas é ótimo que tenhamos vozes divergentes. Estamos numa democracia: podemos e devemos pensar livremente. Polifonia de vozes – é isso que a crítica cultural precisa ter”, finaliza.

Serviço

 Lançamento do livro “Bossa Nova e Crítica – Polifonia de Vozes na Imprensa”, de Liliana Harb Bollos. Dia 1º de abril, às 20h. Entrada franca. Ponto do Livro – Livraria, Café & Arte. Rua Alves Guimarães, 1322, Pinheiros (próximo ao metrô Sumaré).