Sem categoria

Encontro aponta desafios para a comunicação do PCdoB

O Encontro Nacional de Comunicação do PCdoB chegou ao fim neste domingo (3), em São Paulo, com um saldo de mais de cem propostas para a atuação do partido na área. Nos dois dias de programação, os quase 70 participantes, vindos de 18 estados e do Distrito Federal, debateram temas como a identidade do PCdoB, a estruturação da comunicação partidária nos estados e os desafios do Vermelho e da Classe Operária.

“Nosso objetivo é já incorporar, dentro das possibilidades concretas, todas as sugestões propostas”, afirmou José Reinaldo Carvalho, secretário de Comunicação do PCdoB. Demandas que pressupõem o envolvimento de outras secretarias — como o melhor aproveitamento da Classe — serão discutidas também no 7º Encontro sobre Questões de Partido, em São Paulo, de 15 a 17. José Reinaldo adiantou, ademais, o objetivo de promover um grande seminário de comunicação, com foco na formação.

Leia também

Um dos consensos do Encontro deste fim de semana foi a necessidade de aperfeiçoar os trabalhos da secretaria, tratando a comunicação como um sistema unificado do PCdoB em nível nacional. De acordo com os participantes, é preciso buscar “mais sinergia” com outras secretarias partidárias (sobretudo Organização e Formação), além de mais sintonia com a comunicação nos estados.

Registrou-se uma ou outra preocupação com a imagem do partido na sociedade. Como as pessoas em geral veem e interpretam o PCdoB, sua identidade, suas posições? De que modo traduzir, sem ruídos, a concepção socialista do partido? Será que a Comunicação tem sido eficiente ao esclarecer quais são as ideias do PCdoB para o país? Como os brasileiros avaliaram o programa partidário comunista em rádio e TV, levado ao ar, em rede nacional, no dia 24 de março?

Partindo dessas ponderações, o encontro reforçou a importância de aperfeiçoar tanto o conteúdo quanto a forma da produção jornalística e comunicacional do PCdoB, tendo como guias o Programa Socialista para o Brasil e seu Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, aprovado pelo 12º Congresso do PCdoB, em 2009. Os trabalhos devem igualmente visar à profissionalização, em busca de qualidade editorial. O partido promoverá pesquisas em série, para desvendar as reais necessidades da frente de comunicação e o impacto de suas ações.

No período de um ano, a comunicação do PCdoB levará em conta também o 90º aniversário do partido, a 25 de março de 2012. Os comunicadores têm o desafio de fortalecer essa campanha, que terá logomarca e materiais próprios. Nesse sentido, o PCdoB estuda a realização de um documentário, uma exposição e até uma “Festa do Vermelho”, aos moldes das tradicionais e massivas festas do jornal Avante!, órgão oficial do Partido Comunista Português.

Os participantes do Encontro aprovaram, de modo geral, a proposta de mudança no layout do Vermelho, alertando, porém, para o risco de “poluição informativa”. Houve incentivos à produção de matérias exclusivas, sobretudo as interpretativas e opinativas, com valorização de reportagens e artigos feitos nos estados. É necessário atentar-se, ainda, para a ascensão de redes sociais e aplicativos móveis, aproveitar também esses novos meios e canais, cada vez mais presentes, e intensificar a “militância virtual”.

De São Paulo,
André Cintra