Fortaleza: comunistas debatem projeto eleitoral 2012

O Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza realizou reunião ampliada para debater o projeto eleitoral de 2012 e a preparação para a Conferência Municipal. O evento que aconteceu no último sábado (02) contou com a presença de dirigentes, estudantes, sindicalistas, intelectuais e lideranças dos movimentos sociais.

O presidente do Comitê Municipal, Luís Carlos Paes fez uma intervenção especial sobre a conjuntura nacional e internacional, contextualizando o centro da batalha e qualificando o momento como favorável para as transformações sociais positivas e que contemplem o povo. “O desejo que nos une no mundo é a luta por sociedades soberanas e esse momento está sendo extraordinário para todos”.

Luis ressaltou o papel dos comunistas e alertou os presentes sobre os desafios da organização, apontando ser essencial para o crescimento saudável do Partido. “É preciso estimular melhor o funcionamento das bases partidárias, preparando nossos camaradas para debater as ideias com a sociedade”, afirmou.

PCdoB no governo Dilma

Para Luís, o momento é também de disputa, devido à frente ampla que elegeu a presidente Dilma Rousseff e por isso apontou como necessário rebater os ataques midiáticos que tentam desestabilizar o governo, fazendo um debate consistente com todos os segmentos sociais. “A mídia tenta fazer uma comparação entre Lula e Dilma, tentando qualificar o Lula como o gestor que gastou demais e a Dilma como quem veio pôr ordem na Casa. Isso é uma inverdade que precisa ser rebatida”.

O presidente do PCdoB em Fortaleza enfatizou que os comunistas precisam discutir e lutar pela implementação das reformas estruturais aprovadas no último Congresso do Partido. “A gente precisa aproveitar esse momento e apresentar nosso Programa para o Brasil”.

Sucessão 2012

Durante a reunião, o conjunto da militância avaliou a importância do PCdoB na disputa eleitoral de 2012. Os comunistas apresentaram avaliações sobre a atual gestão e apontaram um maior empenho para garantir mais espaço na Câmara Municipal. Para Ana Lúcia Viana, Secretária de Organização do Partido na capital, o PCdoB precisa internalizar a batalha e entrar no processo eleitoral de forma organizada. “Essa responsabilidade é coletiva. Precisamos consolidar uma chapa forte e para isso é necessário fortalecer as bases e ganhar a sociedade para o nosso projeto”, completou.

Para o professor Gonzaga, a reflexão que o PCdoB faz sobre a atual gestão de forma crítica e responsável é muito positiva, respeitando a cidade e apontando soluções. Gonzaga afirmou que o Partido, com toda a luta construída em Fortaleza, tem condições de apresentar candidato para suceder a atual prefeita Luizianne Lins. “Queremos somar forças e temos nomes dignos para assumir o cargo como os de Chico Lopes e Inácio Arruda”.

Conferência Municipal

O PCdoB realiza a cada dois anos Conferências Municipais. Os encontros têm como objetivo avaliar o trabalho partidário e renovar as direções. Neste ano, a meta é duplicar o número de filiados, militante e quadros reunidos no último processo. Para reforçar o momento, a Secretaria de Organização pretende reunir no próximo dia 30, os responsáveis pelos comitês auxiliares de distritais.

De Fortaleza,
Ivina Carla