Aprovada Lei da Ficha Limpa em Cidreira

Em uma sessão tumultuada, com o plenário lotado de jovens, comerciantes, líderes comunitários e imprensa a Câmara de Vereadores de Cidreira aprovou o projeto de lei 127/2010 de autoria do Vereador Matheus Junges (PCdoB) por 7 votos a 1. Votou contra apenas a Vereadora Maria Vicentina (PMDB). Cidade é a segunda do Estado e primeira do Litoral a ter esta lei aprovada

Matheus Junges - Divulgação

A iniciativa de Matheus partiu da campanha nacional desencadeada no ano passado com o objetivo de barrar candidatos que estão com a “ficha suja” perante a justiça. De acordo com o Vereador, o projeto atingirá os cargos de nomeação no Executivo e Legislativo municipal.

Não poderão exercer cargo na administração pública pelo período de oito anos, todos os condenados por: crimes contra a economia popular, o patrimônio público, a administração pública, crimes eleitorais, abuso de autoridade, tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro. A lei também inclui os que forem excluídos do exercício da profissão e os demitidos pelo poder público em decorrência de processo administrativo. 

Tanto o Prefeito Beto Pires (PMDB), quanto o Presidente da Câmara Claudião (PMDB) deverão demitir os funcionários enquadrados nestes quesitos no prazo máximo de 90 dias.
Matheus é vereador no 1º mandato, eleito com 19 anos, concorreu no ano passado a Deputado Estadual, alcançando 4.253 votos, sendo 1.493 apenas em Cidreira. O mais votado da história do município, fez 3 vezes mais votos que o segundo colocado, o que o fez ter o nome lançado como pré-candidato a prefeito em 2012.

Da redação local