Sem categoria

Cuba retomará envio de correspondências aos EUA

Cuba restabelecerá, a partir desta quarta-feira (06), os envios de correspondências para os Estados Unidos, que atualmente são realizados por meio de outros países, anunciou hoje a Empresa de Correios de Cuba.

"A decisão de retomar o serviço de correspondência ao país responde à flexibilização das medidas de segurança anunciadas pela Administração de Segurança do Transporte (TSA) dos Estados Unidos para todos os países-membros da União Postal Universal (UPU) [organismo intergovernamental fundado em 1874]", informou uma nota publicada no jornal Granma.


As cartas "não devem exceder 500 gramas", no entanto, ainda está vigente, até novo aviso, a restrição do envio de qualquer volume para os Estados Unidos.

Cuba suspendeu o envio de correspondências em 21 de janeiro quando as medidas tomadas por Washington recaíram sobre as linhas aéreas de países pelos quais Cuba transportava cartas aos Estados Unidos.  Na ocasião, as cartas enviadas começaram a ser devolvidas.

Os envios de postais diretos entre Cuba e Estados Unidos estão suspensos desde 1963 por causa do bloquio imposto pelos Estados Unidos à ilha, e as correspondências cubanas só chegam ao país norte-americano por meio do México e do Canadá, em um processo que pode levar meses.

Havana e Washington começaram um diálogo para restabelecimento direto do serviço postal, em 2009, mas até o momento não chegaram a nenhum acordo.

 Com Ansa