INPE discute ciência e tecnologia espacial na UFC

 A parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade Federal do Ceará deve ganhar novo fôlego neste mês de abril. A partir desta terça-feira (05/04), o Instituto realiza, no Centro de Tecnologia (CT) da UFC, uma série de visitas e palestras sobre ciência na área espacial.

 O INPE – órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia – é responsável pelo monitoramento e estudo do território brasileiro por satélite, pela coleta de dados científicos sobre camadas atmosféricas e a formação de pesquisadores na área.

A iniciativa interessa, sobretudo, a estudantes e pesquisadores em Teleinformática. A programação se inicia na manhã desta terça-feira, com a visita do Vice-Diretor do INPE, João Braga, e da tecnologista sênior da instituição, Fátima Mattiello.

Eles serão recebidos pelo Diretor do CT, Prof. José de Paula Barros Neto, quando discutirão a proposta de implantação do tema “Eletrônica e Telecomunicações Espaciais” no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) da UFC. Já a partir das 15h, Braga fará palestra sobre “Os Centros Regionais do INPE”, para, em seguida, reunir-se com o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias.

No dia seguinte, é a vez de Fátima discutir a “Qualidade de Software em Sistemas Espaciais”. A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC e o Programa de Educação Tutorial (PET) de Teleinformática.

Mais detalhes sobre a programação são encontrados no site do CT (www.ct.ufc.br).

Fonte: Portal da UFC