Movimento pede instalação de Campus da UFC em Russas

João Ananias afirmou que no município vivem mais de 23 mil alunos de ensino médio à espera de oportunidade no ensino superior. Leia a seguir a íntegra do pronunciamento realizado na Câmara dos Deputados na última terça-feira (05/04).

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados

Sempre exerci mandatos parlamentares como instrumentos dos anseios do povo ao qual represento. Esse mandato de deputado federal traz hoje a esta casa uma bandeira justa, legitima e profundamente necessária para o vale do Jaguaribe no meu Estado do Ceará. Trata-se da instalação de um campus da Universidade Federal, com sede no município de Russas.

Vou me dirigir daqui pra frente, a Presidenta Dilma Rousseff e ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, em nome do povo de uma região do Estado do Ceará, que tem razões sobradas para receber tal investimento, então vejamos: o Rio Jaguaribe é o maior rio de nosso Estado e banha fartamente esse vale, que tem o seu nome, com enorme potencial de desenvolvimento agrário e industrial, necessitando pois do suporte para a pesquisa e produção cientifica que só a Universidade garantiria. Hoje já existem 2 projetos de irrigação na região, Tabuleiro de Russas e do Apodi, além dos açudes Castanhão e Figuereido.

A população do Vale do Jaguaribe hoje é de 528.487 mil habitantes (censo 2010), uma área de 18.440 km² e tem 23.374 mil estudantes matriculados no ensino médio (IBGE 2009).

É importante destacarmos que a partir das transformações ocorridas com o advento do governo do Presidente Lula, impulsionando decisivamente a reestruturação e expansão das Universidades Federais, o Ceará teve instalado campus na região do Cariri, Norte e Sertão central, restando o Vale do Jaguaribe, ainda não contemplado.

Temos absoluta certeza que o governo da Presidenta Dilma, com a sensibilidade que lhe é peculiar, e além do compromisso inquebrantável amplamente manifestado por ela, irá suprir essa lacuna na região, que ao saná-la assistiremos um salto no desenvolvimento daquela região.

Há unidade em torno dessa justa causa, pois o beneficio será tanto, que se espalhará por todos os municípios do Vale. Como deputado federal do Ceará, também votado lá, não me resta outra atitude senão me irmanar com a luta da Casa dos Amigos de Russas que juntamente com lideranças, vereadores, comerciantes, agricultores e profissionais liberais, caminharemos juntos com a esperança de conquistarmos esse grande intento.

O município de Russas, o maior da região, hoje com 69.892 habitantes (censo 2010), tem uma localização ideal para sediar o campus, por ser eqüidistante da maioria dos municípios, o que facilitaria imensamente o deslocamento e acesso a milhares de jaguaribanos, que hoje, por terem em sua maioria, baixo poder aquisitivo estão impedidos de chegarem a universidade pública. Russas é município pólo de desenvolvimento e sedia o maior projeto de irrigação do Ceará, o “Tabuleiro de Russas”.

Destacamos além de todos os argumentos anteriores, que o município se propõe a doar terreno de 51,8 ha, em área privilegiada de Russas, como contrapartida em prol da consecução desse objetivo, que é o tão sonhado campus da UFC na região jaguaribana do Ceará.

Portanto, intercedo dessa tribuna a Presidente Dilma para avaliar com sua competente equipe esse pleito de um povo que esta determinado a mudar o seu perfil e sabe que o caminho mais certo para isso é passando pela Universidade.

Era o que tinha a dizer Sr.Presidente, peço-lhe que meu discurso seja colocado nos anais desta casa.

Obrigado.

Deputado Federal João Ananias – PCdoB/CE