Lula Morais recebe homenagem de mulheres mastectomizadas

O deputado Lula Morais participou na manhã da última segunda-feira (04/04), de um café da manhã com representantes das entidades de mulheres mastectomizadas. Na ocasião, o parlamentar recebeu uma homenagem pelo apoio que vem dando à luta contra o câncer de mama no Ceará. Por iniciativa do parlamentar, recursos do Estado foram liberados para contribuir no tratamento de mulheres com câncer.

O café foi organizado pelas entidades organizadoras do movimento Outubro Rosa (Assocrio, Amar, Rosa Viva, Renascer, Toque de vida). Segundo a representante da Associação AMAR, Ilmá Escócia, trinta mulheres morrem por dia por causa do câncer de mama. “É preciso investir mais no diagnóstico precoce.

Segundo Valéria Mendonça , do movimento Outubro Rosa, são poucos os parlamentares que têm a preocupação dos com o financiamento do tratamento das mulheres mastectomizadas e o deputado Lula Morais tem levantado esta bandeira.

Marlene Pedrosa, da entidade Toque de Vida, defendeu maior acesso às próteses mamárias para as mulheres mastectomizadas. “É um direito das mulheres e o Estado deve assegurar”. Segundo ela, mulheres de baixa renda sofrem muito por não terem como comprar a prótese, que é de fundamental importância para autoestima e para o êxito do tratamento pscicológico.

A mastectomia é uma forma de tratamento do câncer de mama que acarreta na remoção cirúrgica da glândula mamaria. “Muitas mulheres, ao serem mastectomizadas, sofrem perda da capacidade feminina, de amar e ser amada, vinculada a mama que representa uma parte integrante do ser mulher, aquilo que a torna tão feminina, desejada e diferenciada do homem. Por isso, é importante garantir a esta mulheres não só o tratamento pós-cirurgico, mas principalmente o direito ao diagnóstico precoce”, destacou Lula Morais.

Fonte: Assessoria do Deputado Estadula Lula Morais (PCdoB)

Comunicação PCdoB Ceará