Edvaldo Nogueira é eleito secretário-geral da FNP

Durante a reunião para eleição da nova mesa diretora, uma dos assunos mais discutidos foi o impacto do corte no orçamento da União para os municípios.

Edvaldo é eleito secretário-geral da FNP - André Moreira
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) elegeu ontem a nova diretoria para o período 2011/12. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, agora é secretário-geral da principal instituição representativa dos prefeitos brasileiros.

A eleição da nova diretoria da entidade aconteceu durante a 59ª Reunião Geral da FNP. O vice-presidente da República, Michel Temer, participou da solenidade de posse da nova diretoria. Ele afirmou que os prefeitos poderão contar com o governo federal e ressaltou a importância do movimento municipalista. Entusiasta do debate sobre as desigualdades entre os entes federados, Edvaldo Nogueira foi nomeado, no ano passado, coordenador do Observatório de Consórcios Públicos e do Federalismo Brasileiro, uma iniciativa da Caixa Econômica e da FNP apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Mais de 50 prefeitos de todo o Brasil compareceram ao encontro. Entre os assuntos abordados estavam os impactos para os municípios do corte no orçamento da União. O tema foi apresentado aos prefeitos pelo subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Presidência

Depois da posse, a nova diretoria participou de uma rápida audiência com a presidenta Dilma Rousseff. O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que, durante o encontro, a diretoria da FNP apresentou à presidenta um documento com a posição da entidade sobre temas como reforma política e orçamento, especialmente naquilo que diz respeito aos restos a pagar de emendas parlamentares – recursos empenhados e não quitados. "Viemos aqui representar a diretoria da FNP. Foi uma oportunidade de aproximação com a presidenta", contou o prefito.