1º de maio unificado será no Complexo do Alemão

As centrais sindicais CTB, CGTB, FS, UGT e NCST, que irão promover o 1º de Maio Unificado do Rio de Janeiro, no Campo do Ordem, no Complexo de Alemão, fizeram nova reunião, no dia 11. Na ocasião, os representantes das centrais avançaram na organização e na programação do evento, que tem como eixo a valorização do trabalhador.

Segundo o secretário de Imprensa da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, “o local também é emblemático, pois para as centrais sindicais o Complexo está além das matérias sensacionalistas da grande mídia e também da lógica estabelecida com a implantação das UPPs pelo Governo do Estado”.

Para o ato unificado estão sendo convocados partidos políticos, autoridades federais, estaduais e municipais e lideranças do movimento social e sindical do Rio de Janeiro. É esperada uma grande participação dos sindicatos filiados às centrais e em especial da população. A CUT fará isolada o seu primeiro de maio.

O evento será aberto às 10h com um ato ecumênico realizado por representantes das religiões católica, evangélica e afro-brasileira. Em seguida, um show gospel com a cantora Léa Mendonça e os grupos Bala de Coco e Bom Gosto vão animar os trabalhadores. Para encerrar, muito samba com o cantor e compositor Arlindo Cruz.

A outra novidade é que a organização irá propor à associação de moradores do Morro do Alemão que as cerca de 30 pessoas que irão trabalhar no dia do evento, como recepcionistas, garçons e na montagem e desmontagem da infraestrutura, sejam moradores do complexo. A contratação ficará a cargo da própria associação.